Negócios

CEO da Vale diz que MRS e MMX têm obrigações mútuas

Segundo Murilo Ferreira, MMX posusi contrato pelo qual tem a obrigação de embarcar minério de ferro em ferrovia da companhia de logística


	Mina de ferro da MMX: presidente da Vale evitou comentar se a mineradora de Eike deve realizar o pagamento de uma multa à MRS
 (Rich Press/Bloomberg)

Mina de ferro da MMX: presidente da Vale evitou comentar se a mineradora de Eike deve realizar o pagamento de uma multa à MRS (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 19h23.

Belo Horizonte - O presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse nesta terça-feira que a MRS tem um contrato de "take or pay" com a MMX pelo qual a empresa de Eike Batista tem a obrigação de embarcar minério de ferro em ferrovia da companhia de logística.

A Vale é sócia da MRS Logística.

Questionado durante evento em Belo Horizonte se a MMX deve pagar uma indenização por não ter embarcado minério, Ferreira confirmou a existência do contrato de "take or pay", mas evitou comentar se a mineradora de Eike deve realizar o pagamento de uma multa à MRS.

"Não sei se tem direito, o que sei é que a MRS tem contrato com a MMX de "take or pay"... obrigação é mútua, o investimento tem que estar feito... temos obrigação de ter tudo pronto e eles têm obrigação de colocar o material naquelas datas", afirmou a jornalistas o presidente da Vale, companhia que integra o grupo de acionistas que controlam a MRS, juntamente com empresas como CSN e Usiminas.

As dúvidas sobre os embarques da MMX ocorrem num momento em que a mineradora tem reduzido o ritmo do desenvolvimento de projetos de minério de ferro em Minas Gerais, em meio a uma onda de problemas financeiros de Eike, controlador da companhia.

A MMX assinou ao final de 2011 contrato de prestação de serviço ferroviário com a MRS para escoamento do minério de ferro produzido no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais até o Porto Sudeste, em Itaguaí, Rio de Janeiro.

O contrato prevê transporte de até 36 milhões de toneladas de minério de ferro por ano até 2026.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteSiderúrgicasValeMineraçãoServiçosMMXMRS

Mais de Negócios

Gigante de departamentos no Reino Unido, M&S supera ataque hacker e mantém crescimento no varejo

Na pandemia, ele transformou seu hobby em um negócio de US$6 mi: 'Sinto que estou vivendo um sonho'

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025