Negócios

CEO da Nokia irá para empresa de software de decodificadores

Olli-Pekka Kallasvuo, ex-presidente-executivo da Nokia, trabalhará em empresa sueca após ter sido substituído por Stephen Elop


	Smartphones Lumia, da Nokia: a companhia de software para decodificadores Zenterio foi vendida pela Nokia há dez anos
 (REUTERS/Kacper Pempel)

Smartphones Lumia, da Nokia: a companhia de software para decodificadores Zenterio foi vendida pela Nokia há dez anos (REUTERS/Kacper Pempel)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 15h14.

Estocolmo - O ex-principal executivo da fabricante de celulares finlandesa Nokia deve retornar ao setor de tecnologia como presidente de uma empresa sueca de venda de software padrão para decodificadores de TV paga.

Olli-Pekka Kallasvuo vai se tornar chairman da companhia privada Zenterio, uma divisão vendida pela Nokia há uma década em que muitos ex-funcionários da Nokia ainda trabalham.

Kallasvuo foi substituído na Nokia em 2010 por Stephen Elop depois que o grupo finlandês lutava para manter o ritmo com smartphones concorrentes como Apple e outros baseados no softwares Android.

"O mercado de sistema operacional para decodificadores e IPTV (protocolo de Internet) é extremamente fragmentado. Cada fabricante de decodificador tem seu próprio software", disse ele à Reuters nesta quinta-feira.

"O que a Zenterio pode oferecer é uma solução para hardware independente para operadores de TV paga... Estamos falando de muitos, muitos operadores de primeira linha em nível mundial", ele adicionou.

Kallasvuo não deu detalhes sobre as negociações ou metas para a empresa que, no ano passado, teve uma receita de menos de 100 milhões de coroas (15,4 milhões de dólares) e que tem desenvolvido seu software por muitos anos.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaPaíses ricosgestao-de-negociosFinlândiaNokia

Mais de Negócios

Esta empresa vai faturar R$ 1,7 bilhão com um dos parques mais visitados do mundo e vários resorts

Ele largou quatro faculdades. Aos 41 anos, fatura R$ 111 milhões com IA, mora na praia e ama surfar

'O negócio de vocês está morrendo': essa padaria de SP passou por um choque de gestão

Atma, Trol, Glasslite: o que aconteceu com as marcas de brinquedos que bombavam nos anos 1980