Milão - O presidente-executivo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, não planeja fazer outra oferta de fusão com a General Motors depois de rejeitada pela concorrente norte-americana quatro meses atrás, citou o jornal The New York Times.
Marchionne tem procurado convencer concorrentes e investidores que a indústria automobilística precisa de outra rodada de consolidação para repartir os custos de desenvolvimento de carros mais ecológicos e inteligentes.
Em março, ele enviou um e-mail a Mary Barra, sua contraparte na GM, com a proposta de fusão que foi rejeitada.
Entretanto, Marchionne acrescentou que ele não estava desistindo de sua campanha para reduzir o número de atores neste mercado.
"O problema é que há uma maneira melhor de gerir esse negócio," disse ele. "Vou esperar, e assim a gente vai conseguir fazer isso." Os comentários de Marchionne sobre a GM parecem contrastar com aqueles feitos pelo presidente do Conselho da FCA, John Elkann, que contou ao Wall Street Journal em entrevista no começo deste mês que ele não estava desistindo de formar uma parceria com a General Motors.
A Fiat Chrysler não pôde ser imediatamente contatada para comentar o caso.
-
1. As que mais emplacaram no planeta
zoom_out_map
1/12 (Divulgação/Volkswagen)
São Paulo - Mesmo com a queda de 5,8% nas vendas ante maio do ano passado, a
Volkswagen foi a
montadora que mais comercializou
carros no mundo todo no mesmo mês deste ano. Foram mais de 740.000 veículos emplacados. Os dados são da consultoria especializada JATO Dynamics e só foram divulgados recentemente. De um modo geral, o desempenho dos grupos automobilísticos piorou. Nove entre os dez primeiros colocados no ranking de vendas apresentaram retração na comparação com maio de 2014. A exceção foi a Honda, que conseguiu vender 4,1% mais. Com 204.976 unidades comercializadas, o Brasil foi o sétimo maior consumidor de automóveis do mundo em maio deste ano e caiu uma posição em relação à lista de abril. Em meio à crise econômica, houve uma queda expressiva de 26,2% nas vendas no país frente ao mesmo período de 2014. O maior mercado do setor em maio foi o chinês, com 1,7 milhão de carros vendidos, um crescimento de 1,6% ante o mesmo mês do ano passado. Nas fotos, veja o desempenho dos 10 maiores grupos automotivos do mundo em maio de 2015.
-
2. 1. Grupo Volkswagen
zoom_out_map
2/12 (Divulgação/Assessoria de imprensa da Volkswagen)
-
3. 2. Toyota
zoom_out_map
3/12 (Divulgação/Sala de imprensa Toyota)
-
4. 3. GM Company
zoom_out_map
4/12 (Divulgação/GM)
-
5. 4. Hyundai
zoom_out_map
5/12 (Reprodução)
-
6. 5. Ford
zoom_out_map
6/12 (Divulgação/Ford)
-
7. 6. FCA (Fiat Chrysler Automobiles)
zoom_out_map
7/12 (Divulgação/Assessoria de imprensa da Fiat)
-
8. 7. Honda
zoom_out_map
8/12 (Divulgação/Honda)
-
9. 8. Nissan
zoom_out_map
9/12 (Divulgação/Quatro Rodas)
-
10. 9. PSA (Peugeot Citroën)
zoom_out_map
10/12 (Divulgação/Assessoria de imprensa da Peugeot)
-
11. 10. Suzuki
zoom_out_map
11/12 (Divulgação/Assessoria de imprensa Suzuki)
-
12. Falando em carros...
zoom_out_map
12/12 (hristian Müller/Thinkstock)