Negócios

CEO da Beyond Meat apoia imposto em alimento de origem animal

Imposto em carne aumentaria custo de vida, mas a Beyond Meat, de carne à base de planta, teria vantagens e preços mais competitivos

Presidente da Beyond Meat, ao centro, apoia taxação em carne de origem animal (Brendan McDermid/Reuters)

Presidente da Beyond Meat, ao centro, apoia taxação em carne de origem animal (Brendan McDermid/Reuters)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 2 de agosto de 2021 às 10h58.

Ethan Brown, presidente da empresa de carne à base de planta Beyond Meat afirmou ser a favor de imposto sobre atividades que criam efeitos colaterais adversos para a sociedade, entre eles, o consumo de carne animal, segundo a BBC. 

Segundo o executivo, 93% das pessoas que colocam o hambúrguer Beyond no carrinho também colocam proteína animal. Na prática, isto significa que os consumidores da marca não são exclusivamente vegetarianos e buscam alternativas por impacto na saúde ou no meio ambiente.

Para tornar a carne vegetal parecida com a de origem animal ainda há um alto custo de produção. Para se ter ideia, quando chegou ao Brasil em julho do ano passado, a embalagem com 400 g de linguiça custava 89,90 reais. O burger era 65,90 reais e o beef 99,90 reais.

Preço

A medida que o produto ganha escala e entra em supermercados regionais ou mesmo em grandes redes como McDonald's a tendência é que o valor do produto caia.

Uma pesquisa recente do Citi Bank com 3.000 consumidores norte-americanos aponta que 32% das pessoas desistiram da carne de origem vegetal pelo custo, dizendo que era muito cara.

Além disto, é preciso considerar as diferentes realidades dos países, uma vez que, no Brasil, a carne bovina, por exemplo, tem o menor consumo nos últimos 12 anos, especialmente pelo alto preço, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes.

Ao mesmo tempo, o mercado global de carnes, que valia 1,4 trilhão de dólares no ano passado e está crescendo, de acordo com a consultoria Morningstar. 

Acompanhe tudo sobre:Beyond MeatCarnes e derivados

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise