Negócios

Centauro ou Magalu? Assembleia define futuro da Netshoes

Acionistas terão que decidir entre uma oferta de 115 milhões e outra de 127 milhões de dólares; conselho de administração prefere o Magazine Luiza

ABERTURA DE CAPITAL DA NETSHOES: disputa entre Centauro e Magazine Luiza fez ações da varejista dobrarem de valor nos últimos 45 dias  (Netshoes/Divulgação)

ABERTURA DE CAPITAL DA NETSHOES: disputa entre Centauro e Magazine Luiza fez ações da varejista dobrarem de valor nos últimos 45 dias (Netshoes/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2019 às 06h58.

Última atualização em 14 de junho de 2019 às 07h15.

Uma assembleia de acionistas deve definir o futuro da varejista de artigos esportivos Netshoes nesta sexta-feira, dando fim a uma das mais renhidas disputas recentes do capitalismo brasileiro.

Os acionistas terão que decidir entre duas ofertas. De um lado, está a proposta preferida do conselho de administração da Netshoes, conforme recomendação feita na manhã de ontem. É a da varejista Magazine Luiza, que ofereceu 3,70 dólares por ação, fixando o preço da Netshoes em 115 milhões de dólares. Para garantir a prioridade ao Magalu, o conselho da Netshoes se comprometeu a pagar uma multa de 6 milhões de dólares caso a proposta seja recusada na assembleia de hoje.

A outra oferta é a da varejista de artigos esportivos Centauro. Na noite de ontem, em mais um contra-ataque, a Centauro ofereceu 4,10 dólares por ação da Netshoes, num total de 127 milhões de dólares. Em comunicado ao mercado, a Centauro pontuou decisão do Cade, o conselho de defesa da concorrência, de que avaliará as duas propostas em rito sumário, num prazo de 30 dias. Agilidade é considerada fundamental para a sobrevivência da Netshoes, que corre o risco de paralisar as operações por falta de caixa.

A guerra de ofertas trouxe à assembleia de hoje um aspecto inusitado. Um grupo de acionistas já pode ter enviado seu voto à distância, sem ter tido acesso às últimas propostas. Perto da meia-noite de ontem o conselho de administração da Netshoes divulgou um comunicado reiterando sua preferência pelo Magazine Luiza, afirmando que a nova oferta da Centauro, apesar de seu maior valor, não poderá ser analisada a tempo. Ou seja: entre uma oferta mais alta e outra mais baixa, prefere a mais baixa mesmo.

Na bolsa de Nova York, onde as ações da Netshoes são negociadas, investidores estão otimistas com uma vitória da Centauro. Os papéis da Netshoes subiram 8% após o fechamento do pregão de ontem, chegando a 4,09 reais, muito perto do valor oferecido pela Centauro. Se os acionistas da Netshoes seguirem a recomendação da companhia e escolherem a oferta de 3,70 reais, deixarão de embolsar esta alta.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesMagazine LuizaCentauroExame Hoje

Mais de Negócios

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda