Negócios

Cemig negocia com fundo canadense para leilão, diz fonte

As usinas são operadas pela Cemig, mas os contratos de concessão venceram e o governo pretende obter recursos para o Tesouro ao relicitar os ativos

Cemig: executivos da Cemig disseram nesta semana que uma das prioridades estratégicas para a companhia neste ano é manter essas usinas (foto/Divulgação)

Cemig: executivos da Cemig disseram nesta semana que uma das prioridades estratégicas para a companhia neste ano é manter essas usinas (foto/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 17 de maio de 2017 às 16h07.

Rio de Janeiro - A elétrica mineira Cemig tem negociado com o fundo de pensão canadense Ontario Teachers' Pension Plan uma possível parceria para disputar um leilão no qual a União oferecerá a concessão de quatro hidrelétricas por um bônus de outorga mínimo de 11 bilhões de reais, disse uma fonte do governo nesta quarta-feira.

As usinas são operadas pela Cemig, mas os contratos de concessão venceram e o governo pretende obter recursos para o Tesouro ao relicitar os ativos, que somam 2,9 gigawatts em capacidade instalada.

Executivos da Cemig disseram nesta semana que uma das prioridades estratégicas para a companhia neste ano é manter essas usinas, que representam quase 20 por cento da capacidade de geração da companhia.

"A Cemig já disse que pretende participar do leilão e está buscando um parceiro; eles estão atrás de um empresa para participar do leilão e conversam com os canadenses da Ontario Teachers'", disse a fonte à Reuters, na condição de anonimato porque as negociações são sigilosas.

O certame deverá acontecer até setembro, mas a Cemig tem buscado uma parceria para viabilizar um eventual pagamento das outorgas devido a sua alta dívida, que fechou março em 14,7 bilhões de reais.

"Eles não têm o dinheiro para pagar. Se conseguirem o apoio financeiro do fundo, eles vão participar, porque têm conhecimento e 'know-how' das usinas. Isso é uma vantagem competitiva", adicionou a fonte.

Pelas regras do leilão, publicadas nesta quarta-feira, ficarão com as concessões das hidrelétricas os proponentes que oferecerem o maior valor de bonificação pela outorga, partindo dos valores mínimos definidos pelo governo.

A usina São Simão terá bônus de outorga mínimo de 6,74 bilhões de reais. Jaguara terá bônus de 1,9 bilhão de reais. Em Miranda, a outorga será de 1,1 bilhão, enquanto em Volta Grande a cobrança será de 1,29 bilhão.

Procurada, a Cemig afirmou que não vai comentar o assunto. O Ontario Teacher's Pension Plan não respondeu imediatamente pedidos de comentário. A ação da Cemig PN operava praticamente estável às 14:49.

Acompanhe tudo sobre:CemigCanadáLeilõesHidrelétricasFundos de pensão

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi