Negócios

Cemig muda leilão e hidrelétricas serão vendidas em separado

Inicialmente, três das usinas --Jaguara, Miranda e Volta Grande-- seriam licitadas inicialmente em um pacote

Cemig: usinas hidrelétricas foram todas separadas de um pacote e o leilão terá quatro lotes, um para cada uma das hidrelétricas (Divulgação/Divulgação)

Cemig: usinas hidrelétricas foram todas separadas de um pacote e o leilão terá quatro lotes, um para cada uma das hidrelétricas (Divulgação/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 09h51.

São Paulo - O Ministério de Minas e Energia decidiu mudar a configuração do leilão previsto para acontecer em setembro, no qual serão oferecidas a investidores as concessões de quatro hidrelétricas que eram operadas pela Cemig, cujos contratos expiraram, segundo publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Inicialmente, três das usinas --Jaguara, Miranda e Volta Grande-- seriam licitadas inicialmente em um pacote, e os investidores só poderiam fazer ofertas individuais por cada empreendimento caso não houvesse uma proposta pelo bloco completo.

Agora, elas foram todas separadas e o leilão terá quatro lotes, um para cada uma das hidrelétricas.

As usinas somam uma potência instalada total de 2,9 gigawatts. A usina de São Simão é a maior, com 1,7 gigawatts, enquanto as demais possuem entre 380 e 424 megawatts.

Apesar das intenções do governo federal de licitar as usinas para arrecadar ao menos 11 bilhões de reais com a cobrança de outorgas no certame, a Cemig vem tentando um acordo para manter os ativos, mesmo que para isso precise pagar o valor do bônus à União.

Autoridades do governo têm dito que está mantida a intenção de promover o leilão, a menos que a Cemig aceite pagar os 11 bilhões de reais para ficar com os empreendimentos.

No momento, a licitação das usinas está suspensa devido a uma ação judicial.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCemigEnergiaLeilõesHidrelétricas

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett