Negócios

Celgpar fará financiamento de R$1,9 bi para pagar dívidas

Financiamento com a Caixa Econômica Federal será feito para sanar dívidas e ser usado como capital de giro na companhia


	Financiamento: saneamento das dívidas é uma das exigências da Eletrobras para completar a aquisição
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Financiamento: saneamento das dívidas é uma das exigências da Eletrobras para completar a aquisição (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 08h31.

São Paulo - A Celgpar, controladora da distribuidora de energia Celg-D de Goiás que está em processo de transferência do controle para a Eletrobras, fechará financiamento de 1,9 bilhão de reais com a Caixa Econômica Federal para sanar dívidas e ser usado como capital de giro na companhia.

A garantia da União para a operação foi autorizada por despacho do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O saneamento das dívidas da empresa atualmente controlada pelo governo do Estado de Goiás é uma das exigências da Eletrobras para completar a aquisição do controle da distribuidora e é mais um passo para que a estatal federal assuma definitivamente a empresa.

Além de contrato de garantia entre União e Celgpar, também foi autorizado o fechamento de contrato de penhor e de vinculação de receitas e de cessão e transferência de crédito, em contragarantia, a ser celebrado entre União, a Celgpar e o Estado de Goiás, com a interveniência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

No final de agosto, o Conselho Monetário Nacional ampliou o limite de endividamento das estatais elétricas, inclusive de suas controladoras, desde que as novas operações de crédito tenham por finalidade o saneamento econômico-financeiro das empresas.

O limite foi ampliado para 1,9 bilhão de reais ante 800 milhões de reais, e tinha como objetivo viabilizar a aquisição pela Eletrobras da Celg.

A aquisição de 51 por cento de participação na Celg pela Eletrobras por 59,5 milhões de reais já foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal federal.

A operação ainda está sujeita à aprovação em assembleia de acionistas da Eletrobras marcada para 26 de setembro, em Brasília.

A Celg-D é uma concessionária de distribuição e comercialização de energia elétrica, responsável pelo atendimento de 237 municípios do Estado de Goiás, correspondente a mais de 98,7 por cento do território goiano.

Acompanhe tudo sobre:BancosCaixaEmpresasEnergia elétricaFinanciamento de grandes empresasGoiás

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem