Caterpillar: com apoio da Investe São Paulo, a empresa investirá R$ 20 milhões na nova unidade, gerando inicialmente 70 empregos diretos (Scott Olson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 8 de maio de 2013 às 14h57.
São Paulo - A Caterpillar anunciou nesta quarta-feira, 8, que Piracicaba, no interior de São Paulo, foi escolhida e será a primeira cidade da América do Sul a abrigar uma fábrica da empresa destinada especialmente à remanufatura.
Com apoio da Investe São Paulo, a empresa investirá R$ 20 milhões na nova unidade, gerando inicialmente 70 empregos diretos. "É uma das mais importantes contribuições ao desenvolvimento sustentável, pois estenderemos a vida útil dos recursos não renováveis", afirmou o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil.
O trabalho de remanufatura ocorre após o fabricante receber um componente original que não está mais em condições de uso - como bombas de água, cabeçotes e conjuntos montados de camisa, pistão, biela e anéis.
Depois, o item é desmontado e segue para um processo de higienização e inspeção. De acordo com a empresa, nessa etapa, com base no modelo original, é verificado o que precisa ser feito com cada peça para que o componente volte a ter as características de um novo produto.
Esse é o processo que vai começar a ser realizado em Piracicaba em agosto deste ano.
"A remanufatura ainda é uma tecnologia nova no Brasil. São Paulo sai na frente e se consolida na busca por atrair esse setor", disse o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.
Segundo ele, a posição de São Paulo no mercado de economia verde do Brasil credencia o Estado como principal destino para esse tipo de investimento.
Atualmente, nas 17 fábricas de remanufatura da Caterpillar no mundo, apenas 1% do material recebido é descartado como resíduo. A empresa é capaz de remanufaturar mais de 6 mil tipos diferentes de peças.