Negócios

Casas Bahia e Ponto Frio não devem perder competitividade, diz especialista

Grupo Pão de Açúcar diminuiu financiamentos sem juros em suas redes e criou condições especiais no cartão FIC e no carnê da Casas Bahia

Casas Bahia: as redes de eletro móveis oferecem maior variedade de produtos que os hipermercados

Casas Bahia: as redes de eletro móveis oferecem maior variedade de produtos que os hipermercados

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2010 às 19h49.

São Paulo - A mudança nas condições de crédito do Grupo Pão de Açúcar não vai prejudicar a competitividade do Ponto Frio e da Casas Bahia, segundo Eugenio Foganholo, consultor especializado em varejo e diretor geral da Mixxer. O Grupo anunciou hoje (11/11) mudanças implementadas em outubro que diminuem o número de meses em financiamentos sem juros e oferecem condições especiais - com juros menores nos hipermercados.

As redes de eletro móveis eram fortemente dependentes de receitas do financiamento de carnês. "Há seis anos, eram comum até 90% das receitas de redes virem de financiamento de carnês com juros", disse Foganholo. A Casas Bahia antecipou um processo histórico ao introduzir o forte uso de cartões em financiamentos, segundo o especialista.

"Esse processo histórico foi meio que um tiro no pé", disse Foganholo. O cartão apresenta duas desvantagens para o lojista, a perda de receita financeira para o banco e o maior poder de barganha do consumidor junto à loja – já que ele não depende dela para a aprovação do seu crédito.

Como nem todas as redes de eletromóveis no Brasil conseguiam acompanhar as condições de financiamento sem juros da Casas Bahia, na medida em que a rede recuar um pouco nisso, "os outros vão soltar rojão", disse Foganholo. O processo aumenta a transparência para o consumidor e não significa uma perda de competitividade para a Casas Bahia ou para o Ponto Frio, segundo o consultor.

Quer pagar quanto?

A partir de outubro, as condições de financiamento do Grupo mudaram. No GPA Alimentar, no cartão FIC (Financeira Itaú CBD), sem juros, as compras podem ser divididas em oito vezes. Nos outros cartões, em quatro. Há um plano de pagamento diferenciado para os cartões FIC, de 18 vezes com juros de 0,99% ao mês.

No Ponto Frio e Casas Bahia, haverá prazos de pagamento diferenciados por produto - existiram itens, escolhidos sazonalmente, que serão vendidos em dez, oito, seis e quatro vezes sem juros. Nessas lojas, a condição especial será de 18 vezes com juros de 2,99%. No Ponto Frio, será usado o FIC; nas Casas Bahia, será usado o carnê da rede.

Foganholo não acredita que os juros inferiores na condição especial dos hipermercados possam prejudicar as vendas do Ponto Frio e Casas Bahia. "É uma estratégia para gerar fluxo nos hipermercados", disse o consultor. Mas, além da atratividade do produto depender do preço de partida, e não só das condições de crédito, as redes de eletro móveis oferecem maior variedade de produtos que os hipermercados.

Acompanhe tudo sobre:Casas BahiaComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas francesasGlobexPão de AçúcarPonto FrioSupermercadosVarejoVendas

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades