Negócios

Carlos Slim vai vender parte de seu banco para espanhóis

Bilionário mexicano negocia 20% do Inbursa com o fundo de investimento Criteria

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2011 às 10h29.

O fundo de investimento espanhol Criteria Caixa negocia a compra de 20% do capital do banco de investimentos Inbursa, controlado pelo bilionário americano Carlos Slim. O negócio está avaliado em 1,5 bilhão de euros. O Criteria, que pertence ao banco espanhol La Caixa, realizou sua abertura de capital em outubro e conta, atualmente, com um patrimônio de 24 bilhões de euros. Já o Inbursa mantém uma carteira de 170 bilhões de dólares e 6,7 milhões de clientes, o que o torna um dos maiores grupos financeiros do México.

Para entrar no capital do Inbursa, os espanhóis vão subscrever uma emissão de ações do banco. De acordo com o jornal britânico Financial Times, o Inbursa será usado pelo Criteria como base para expandir suas operações no continente americano. Os espanhóis também contarão com dois membros no conselho de administração do banco.

Além do setor de serviços financeiros, a Criteria também atua em projetos de infra-estrutura e energia. O fundo possui participação no capital da gigante espanhola de petróleo e gás Repsol, e na companhia de gás Gas Natural.

Acompanhe tudo sobre:América Latinaaplicacoes-financeirasBancosCarlos SlimClaroEmpresáriosFinançasFundos de investimentoFusões e AquisiçõesMercado financeiroMéxicoPersonalidadesTelmex

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades