Negócios

Câmara aprova pagamento do Pronampe em até seis anos

Teto de juros para o programa na soma da taxa Selic mais 6%

Pronampe: A taxação de juros, entretanto, foi alvo de críticas de deputados da base que votaram de acordo com os interesses governistas (Marcello Casal Jr/Divulgação)

Pronampe: A taxação de juros, entretanto, foi alvo de críticas de deputados da base que votaram de acordo com os interesses governistas (Marcello Casal Jr/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de março de 2023 às 21h08.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que aumenta de 48 para 72 meses (seis anos) o prazo de pagamento dos empréstimos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Haverá ainda uma carência de 12 meses para o início dos pagamentos. A MP manteve o limite máximo das taxas de juros aplicadas atualmente, da taxa Selic mais 6% ao ano para contratos firmados a partir de 2021.

Apesar da ampliação do prazo de pagamento dos empréstimos do Pronampe, a taxa máxima aplicável será fixada por ato do secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo, órgão agora subordinado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Até mesmo a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fechou consenso pela MP do Pronampe, que foi enviada à Câmara por Jair Bolsonaro (PL). A aprovação faz parte de uma série de medidas no âmbito econômico que vêm sendo aprovadas e endossadas pelo governo de Lula.

A taxação de juros, entretanto, foi alvo de críticas de deputados da base que votaram de acordo com os interesses governistas. Jandira Feghalli (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL) foram dois que se manifestaram.

— As alterações nas regras de pagamento do Pronampe são fundamentais, não há dúvidas. Mas, precisamos debater a taxação de juros deste país. Juros que empurram empresários para o endividamento — disse Boulos

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCâmara dos DeputadosMEI (microempreendedor individual)Pronampe

Mais de Negócios

Ele começou no ferro-velho do pai. Hoje, oferece crédito sem taxas para PMEs

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões