Eike Batista: dívida de R$ 1,1 bilhão com Caixa estaria lastreada com bens da OSX (Fred Prouser / Reuters)
Tatiana Vaz
Publicado em 3 de março de 2015 às 17h45.
São Paulo – Em meio a tantas notícias negativas, uma notícia boa para Eike Batista: a Caixa Econômica Federal aceitará que o empresário pague o 1,1 bilhão de reais que deve parcelado em quarenta anos.
As informações são da coluna de hoje do colunista Lauro Jardim, de Veja.
De acordo com o colunista, o banco teria entrado sem necessidade no processo de recuperação judicial do estaleiro OSX.
Isso porque a Caixa estaria blindada pela Lei de Falências do não pagamento da dívida – o financiamento estava garantido pela alienação fiduciária de bens da OSX, suficiente para cobrir o montante.
Ainda segundo Lauro Jardim, toda operação na Caixa foi tocada pelo diretor jurídico Jailton Zanon, indicado por Ricardo Berzoini.
Em nota*, a Caixa informa que são inverídicas as informações e que o banco não teve qualquer prejuízo com a recuperação judicial do grupo OSX, tanto em relação aos valores, taxas e prazos, quanto as garantias.
A Caixa afirma ainda que receberá 100% do valor do banco fiador, em até 2 anos, sem qualquer redução de taxa até o vencimento. O plano de recuperação judicial aprovado prevê ainda uma ordem de pagamentos no qual o crédito de longo prazo da CAIXA possui prioridade em relação aos demais credores.
* Informações atualizadas às 17h44 de 03/03