Negócios

Cade aprova parceria entre Icatu e Banrisul

Operação havia sido anunciada pelo Banrisul no fim de setembro


	Banrisul: Bancol irá assumir, no âmbito do negócio, participação minoritária na empresa Rio Grande Seguro
 (JocaV/Wikimedia Commons)

Banrisul: Bancol irá assumir, no âmbito do negócio, participação minoritária na empresa Rio Grande Seguro (JocaV/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 11h16.

São Paulo - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, parceria entre a Icatu Seguros e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o Banrisul , para comercialização de seguros de vida e previdência nos canais do banco.

A decisão foi publicada pela autarquia no Diário Oficial da União desta quarta-feira, sendo que a operação havia sido anunciada pelo Banrisul no fim de setembro.

Os valores do acordo não foram divulgados. Em documento apresentado ao Cade, as empresas informaram que o Banrisul irá assumir, no âmbito do negócio, participação minoritária na empresa Rio Grande Seguros, da Icatu, bem como prestação pecuniária, em troca da concessão de exclusividade ao Grupo Icatu para exploração de todos os seus canais de distribuição para a venda de seguros de vida e previdência.

A Rio Grande Seguros será então convertida em subsidiária integral da Holding Banrisul Icatu, sendo que o banco gaúcho terá 49,99 por cento da holding e o Icatu ficará com os 50,01 por cento restantes.

Antes do negócio, o Banrisul já disponibilizava seus canais de venda para a venda de seguros dessas modalidades para a Rio Grande Seguros, mas de maneira não-exclusiva.

"A Icatu Seguros constituiu carteira com cerca de 1,5 milhão de clientes pessoas físicas e 17 mil clientes pessoas jurídicas em razão da relação existente desde 2002", disse trecho do documento submetido ao Cade.

O Banrisul, que divulgou seus resultados trimestrais nesta quarta-feira, afirmou em relatório que o modelo de associação societária representa uma "evolução na forma como o banco opera atualmente", devendo tornar-se fonte resiliente de receitas com serviços, favorecendo o aumento da eficiência do banco.

Para 2014, o banco projeta um índice de eficiência de 53 a 58 por cento, tendo atingido um patamar de 55,2 por cento no terceiro trimestre.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisBancosBanrisulCadeEmpresasPar CorretoraSeguros

Mais de Negócios

Franquias no RJ faturam R$ 11 bilhões. Conheça redes a partir de R$ 7.500 na feira da ABF-Rio

Mappin: o que aconteceu com uma das maiores lojas do Brasil no século 20

Saiba os efeitos da remoção de barragens

Exclusivo: Tino Marcos revela qual pergunta gostaria de ter feito a Ayrton Senna