Raia Drogasil: aval do Cade consta em despacho publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (Ismar Ingber)
Da Redação
Publicado em 4 de setembro de 2015 às 09h00.
São Paulo - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição pela Raia Drogasil do controle acionário da 4 Bio Medicamentos Especiais, que atua na venda de medicamentos de alta tecnologia que requerem armazenagem e transporte diferenciados.
O aval do Cade consta em despacho publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
Segundo documento do órgão de defesa concorrencial, a Raia Drogasil espera, com a operação, se posicionar no mercado varejista de medicamentos especiais, que, conforme a empresa, apresenta maior crescimento no Brasil e no mundo.
"A Raia Drogasil acredita que sua escala e presença nacional, aliadas à estrutura e ao 'know how' da 4 Bio, permitirá atuação mais eficiente no mercado brasileiro de medicamentos especiais, oferecendo uma prestação de serviços diferenciada e integrada para laboratórios farmacêuticos, planos de saúde, médicos e pacientes", afirma o documento, sem informar detalhes financeiros e a quantidade de ações adquirida pela Raia Drogasil.
Os medicamentos especiais têm aplicação em áreas como reprodução humana, endocrinologia, oncologia, pediatria, neurologia, oftalmologia e urologia. A 4 Bio é uma das líderes no mercado brasileiro em alguns segmentos como infertilidade e contraceptivos de alto custo.
A companhia distribui medicamentos a partir de três unidades localizadas em São Paulo (SP), Campinas (SP) e Palmas (TO).
O Cade avaliou que, como a Raia Drogasil atua apenas marginalmente no mercado de medicamentos especiais e a 4 Bio atua marginalmente no mercado de medicamentos em geral, a operação não suscita preocupações concorrenciais.