Negócios

Braskem anuncia nova fábrica de plástico verde

Empresa vai investir US$ 100 milhões em fábrica que deve começar a funcionar em 2013

Construção da fábrica da Braskem em Triunfo para produção de polietileno feito com cana-de-açúcar  (Mirian Fichtner/Veja)

Construção da fábrica da Braskem em Triunfo para produção de polietileno feito com cana-de-açúcar (Mirian Fichtner/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 18h07.

Rio de Janeiro - A Braskem, maior fabricante de resinas da América Latina e que no mês passado inaugurou uma fábrica para produzir eteno a partir da cana-de-açúcar, anunciou hoje uma nova unidade de fabricação de plástico verde.

A Braskem informou em comunicado que concluiu a etapa conceitual do projeto para construir uma fábrica com capacidade para produzir 30 mil toneladas anuais de propeno verde e na qual investirá US$ 100 milhões.

"Em 2011 serão concluídos os estudos de engenharia básica (da nova fábrica) e, após a obtenção da aprovação final, o projeto começará a ser implantado para que possa começar a operar no segundo semestre de 2013", segundo o comunicado da empresa.

A nova fábrica também utilizará como matéria-prima etanol de cana-de-açúcar em vez de petróleo. A primeira produz eteno e a segunda fabricará propeno, dois dos plásticos de maior demanda no mundo.

A fábrica de eteno verde, com capacidade para produzir 200 mil toneladas de resinas plásticas, começou a funcionar no mês passado em Triunfo, no Rio Grande do Sul.

A Braskem informou que o propeno verde será fabricado graças a uma tecnologia já testada industrialmente e que permite obter um produto com as mesmas propriedades técnicas e o mesmo desempenho do plástico produzido a partir de petróleo.

A companhia acrescentou que os estudos preliminares de eficiência ecológica foram bem-sucedidos e mostraram que cada tonelada de propeno verde produzido permite capturar e fixar 2,3 toneladas de dióxido de carbono.

"A Braskem considera esta fábrica parte de sua estratégia de desenvolvimento de biopolímeros e se compromete a expandir sua capacidade produtiva para que o plástico verde possa ser utilizado por um maior número de clientes", acrescenta a nota.

Antes da inauguração da fábrica de eteno verde, a empresa já tinha assinado 20 contratos com multinacionais que compram plásticos, como Johnson & Johnson e Procter & Gamble, para oferecer a elas o plástico ecológico.

A Braskem produz anualmente cerca de 15 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicas nas 31 fábricas que opera no Brasil e nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:BraskemEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasQuímica e petroquímicaSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem