Negócios

Brasil será tema da Feira do Livro de Frankfurt de 2013

Essa é a segunda vez que o País é o homenageado do evento; a primeira foi em 1994

Feira do livro de Frankfurt: editoras brasileiras podem aproveitar a oportunidade para entrar no mercado alemão.  (.)

Feira do livro de Frankfurt: editoras brasileiras podem aproveitar a oportunidade para entrar no mercado alemão. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O Brasil está confirmado como país tema da edição de 2013 da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento editorial no mundo. As conversas com o Ministério da Cultura (MinC) vinham ocorrendo desde o ano passado. Anteontem à tarde, em Brasília, o diretor da Feira de Frankfurt, Jürgen Boos, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinaram um protocolo de intenção para firmar a parceria.

É a segunda vez que o País é o homenageado do evento - a primeira foi em 1994. "Queremos mostrar em Frankfurt como é a produção cultural no Brasil hoje, o que acontece não só na literatura, mas também no cinema, no teatro, na música", disse Boos. Ele destaca que o maior benefício para os países homenageados costuma ser um aumento significativo no volume de traduções de suas produções literárias.

O diretor vê com bons olhos a promessa do governo brasileiro de aumentar, ainda este ano, de 20 para 100 as bolsas anuais de fomento à tradução da Fundação Biblioteca Nacional. "A tendência é até 2013 o número de traduções crescer muito mais."

Hoje e amanhã, Boos estará em São Paulo conversando com pessoas ligadas ao mercado editorial sobre o evento e também sobre a criação de um escritório da Feira do Livro de Frankfurt na capital paulista, para aprimorar o diálogo com escritores e editores do País e da América Latina.

A preparação nacional para 2013 será realizada com participação de uma comissão criada pelo MinC, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o da Educação. Já a participação alemã será coordenada pelo Goethe-Institut São Paulo, junto à Câmara Brasileira do Livro e a editoras brasileiras.

A proposta é promover viagens de editores à Alemanha para que conheçam o mercado literário local. Em 2012, o instituto levará ainda escritores brasileiros para residências naquele país, além de trazer alemães ao Brasil. Todos escreverão, na internet, sobre suas experiências, e os resultados devem ser divulgados no evento de 2013.

A 62ª edição da Feira do Livro de Frankfurt ocorre de 6 a 10 de outubro deste ano. O país homenageado será a Argentina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícia sobre a Alemanha

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAmérica LatinaDados de BrasilEuropaLivrosPaíses ricos

Mais de Negócios

Ela transformou um podcast sobre namoro em um negócio de R$ 650 milhões

Eles criaram um negócio milionário para médicos que odeiam a burocracia

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores