Negócios

Brasil será tema da Feira do Livro de Frankfurt de 2013

Essa é a segunda vez que o País é o homenageado do evento; a primeira foi em 1994

Feira do livro de Frankfurt: editoras brasileiras podem aproveitar a oportunidade para entrar no mercado alemão.  (.)

Feira do livro de Frankfurt: editoras brasileiras podem aproveitar a oportunidade para entrar no mercado alemão. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O Brasil está confirmado como país tema da edição de 2013 da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento editorial no mundo. As conversas com o Ministério da Cultura (MinC) vinham ocorrendo desde o ano passado. Anteontem à tarde, em Brasília, o diretor da Feira de Frankfurt, Jürgen Boos, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinaram um protocolo de intenção para firmar a parceria.

É a segunda vez que o País é o homenageado do evento - a primeira foi em 1994. "Queremos mostrar em Frankfurt como é a produção cultural no Brasil hoje, o que acontece não só na literatura, mas também no cinema, no teatro, na música", disse Boos. Ele destaca que o maior benefício para os países homenageados costuma ser um aumento significativo no volume de traduções de suas produções literárias.

O diretor vê com bons olhos a promessa do governo brasileiro de aumentar, ainda este ano, de 20 para 100 as bolsas anuais de fomento à tradução da Fundação Biblioteca Nacional. "A tendência é até 2013 o número de traduções crescer muito mais."

Hoje e amanhã, Boos estará em São Paulo conversando com pessoas ligadas ao mercado editorial sobre o evento e também sobre a criação de um escritório da Feira do Livro de Frankfurt na capital paulista, para aprimorar o diálogo com escritores e editores do País e da América Latina.

A preparação nacional para 2013 será realizada com participação de uma comissão criada pelo MinC, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o da Educação. Já a participação alemã será coordenada pelo Goethe-Institut São Paulo, junto à Câmara Brasileira do Livro e a editoras brasileiras.

A proposta é promover viagens de editores à Alemanha para que conheçam o mercado literário local. Em 2012, o instituto levará ainda escritores brasileiros para residências naquele país, além de trazer alemães ao Brasil. Todos escreverão, na internet, sobre suas experiências, e os resultados devem ser divulgados no evento de 2013.

A 62ª edição da Feira do Livro de Frankfurt ocorre de 6 a 10 de outubro deste ano. O país homenageado será a Argentina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícia sobre a Alemanha

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAmérica LatinaDados de BrasilEuropaLivrosPaíses ricos

Mais de Negócios

Slice, um dos refrigerante 'da moda' dos anos 80, volta aos mercados nos EUA

Com mercado de pets aquecido, essa empresa britânica busca dobrar faturamento a partir do Brasil

Este CEO convida clientes para reuniões com a liderança — e Elon Musk aprovou a ideia

‘Anti-Facebook’: universitários levantam US$ 3 milhões em 2 semanas para criar nova rede social