Negócios

Br Partners compra franqueada do Burger King no País

Negociação promete "turbinar" a operação com capital novo

Novos donos viram com bons olhos a entrada de um investidor capitalizado para criar um "master franqueado" no Brasil e acelerar a expansão da rede (Justin Sullivan/Getty Images)

Novos donos viram com bons olhos a entrada de um investidor capitalizado para criar um "master franqueado" no Brasil e acelerar a expansão da rede (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2011 às 09h43.

São Paulo - O braço de private equity (investimento em participações) do banco BR Partners comprou perto de 65% da BGK, a maior franqueada da rede de fast-food Burger King no País, e promete "turbinar" a operação: com capital novo, a empresa tem o objetivo de abrir 200 novas unidades em três anos. O investimento do BR Partners no negócio é de cerca de R$ 300 milhões, segundo a reportagem apurou, e inclui a aquisição e o investimento na expansão.

A operação do Burger King passou recentemente por duas mudanças importantes. A primeira foi global: em setembro de 2010, o fundo 3G Capital, dos investidores brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira - principais acionistas da AB Inbev, maior fabricante de cervejas do mundo -, comprou a rede por US$ 4 bilhões.

Segundo pessoas próximas, os novos donos viram com bons olhos a entrada de um investidor capitalizado para criar um "master franqueado" no Brasil e acelerar a expansão da rede. Até agora, o modelo da americana era o das "franquias-condomínio", formadas por diversos pequenos investidores.

A outra mudança foi local: em outubro, a BGK perdeu a exclusividade na expansão da rede em São Paulo, passando a disputar espaço com a paraguaia Vierci - grupo capitalizado, que atua em diversos setores, como importação de produtos de luxo, agropecuária, mídia e construção. A chegada da concorrência foi um catalisador para a venda do controle. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisAssociaçõesBurger Kingcidades-brasileirasEmpresasFast foodFranquiasFusões e AquisiçõesMetrópoles globaisRestaurantesSão Paulo capital

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'