Bloco de compressor: peças para o setor automotivo puxam vendas da BR Metals
Tatiana Vaz
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo - Uma das maiores lições que a metalúrgica BR Metals aprendeu com a crise foi a de depender menos das vendas para o mercado externo. Ailton Leite, presidente da companhia, estima que o faturamento atinja 411 milhões de reais este ano, quase o dobro do obtido no ano passado, de 240 milhões de reais. Leite participou hoje (31/5) do EXAME Fórum, que está acontecendo no Hotel Unique, na capital paulista.
A decisão da companhia é decorrência da perda brutal de receita no ano passado, de 60%, ocasionada pela queda de vendas para os estrangeiros. Este ano, 70% das vendas estão sendo destinadas ao mercado interno. "Aplicamos a estratégia inversa, principalmente por conta da demora na melhora das vendas para o exterior, enquanto as vendas para o Brasil já foram retomadas", explica Leite.
Fornecedora de todas as empresas do setor automotivo e outras do setor de construção civil, eólico e aviação, a companhia pretende investir ainda este ano 10 milhões de reais em melhoria do sistema tecnológico de produção das fábricas, principalmente as destinadas a atender o setor de máquinas agrícolas. "O intuito é reduzir custos e acelerar os processos de vendas para o segmento, que é o mais promissor no momento para nós", diz Leite.