Negócios

BP fecha compra bilionária de áreas de petróleo na África

Os ativos combinados foram comprados por cerca de 3,4 bilhões de dólares e adicionarão valiosas reservas de petróleo e gás à BP

BP: esses acordos ocorrem na sequência da compra por parte da BP de uma participação na gigante de gás Zohr (./Divulgação)

BP: esses acordos ocorrem na sequência da compra por parte da BP de uma participação na gigante de gás Zohr (./Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 19h38.

Londres - A petroleira BP concordou nesta segunda-feira em comprar participações em áreas de exploração ao largo da costa da Mauritânia e do Senegal da empresa Kosmos, dias depois de anunciar a tão aguardada renovação de uma concessão de petróleo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Os ativos combinados foram comprados por cerca de 3,4 bilhões de dólares e adicionarão valiosas reservas de petróleo e gás à BP, que viu seus recursos encolherem por causa dos desinvestimentos que precisava fazer para pagar o derramamento de óleo no Golfo do México.

Esses acordos ocorrem na sequência da compra por parte da BP de uma participação na gigante de gás Zohr, do grupo de energia italiano Eni, no Egito, por 375 milhões de dólares, no mês passado, e vêm em um momento de subida dos preços do petróleo.

A BP anunciou nesta segunda-feira que concordou em comprar 62 por cento de participação e controle operacional dos blocos de exploração da Kosmos na Mauritânia, que incluem a descoberta de Tortue, estimada pela Kosmos como contendo mais de 15 trilhões de pés cúbicos (tcf, na sigla em inglês) de gás.

Em comparação, o campo Zohr, do Eni, a maior descoberta feita no Mediterrâneo, é estimado em 30 tcf.

A BP também concordou em comprar uma participação de 32,5 por cento nos blocos do Kosmos no Senegal, gastando um total de cerca de 1 bilhão de dólares no acordo Kosmos. Kosmos é uma empresa de energia com sede em Dallas.

 

Acompanhe tudo sobre:BPPetróleo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades