Negócios

BP Energy comprará direitos da Petrobras no Nordeste

O Cade aprovou a aquisição de direitos e obrigações detidos pela Petrobras em cinco blocos de petróleo e gás na Bacia Potiguar


	British Petroleum: a BP Energy, que pertence ao britânico Grupo BP, atua na exploração e produção de petróleo e gás
 (Matt Cardy/Getty Images)

British Petroleum: a BP Energy, que pertence ao britânico Grupo BP, atua na exploração e produção de petróleo e gás (Matt Cardy/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 09h58.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição, pela BP Energy do Brasil, de direitos e obrigações detidos pela Petrobras em cinco blocos de petróleo e gás na Bacia Potiguar, no Nordeste, todos ainda em fase de exploração. O aval consta de dois despachos publicados no Diário Oficial da União (DOU).

A primeira operação prevê a compra, pela BP Energy, de 40% dos direitos e obrigações referentes à participação indivisa de 80% detida pela Petrobras nos blocos POT-M-665, POT-M-853 e POT-M-855.

Já o segundo despacho aprova a aquisição, pela BP Energy, de 30% dos direitos e obrigações da fatia de 60% da Petrobras nos blocos POT-M-663 e POT-M-760.

"Frise-se que a operação, embora realizada no mercado de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil não gerará qualquer impacto sobre o mercado, uma vez que os direitos transacionados entre as partes consistem em ativos não operacionais", destacam as empresas em documento enviados ao Cade.

"Da perspectiva da Petrobras, a operação se justifica, pois mitiga o aludido risco exploratório e a exposição de capital. Da perspectiva da BP Energy, a operação faz parte de sua estratégia comercial para o crescimento de suas atividades desenvolvidas no Brasil", acrescentam.

A BP Energy, que pertence ao britânico Grupo BP, atua na exploração e produção de petróleo e gás e possui um portfólio diversificado, com 19 concessões em terra e mar, distribuídas por seis diferentes bacias brasileiras.

Acompanhe tudo sobre:BPCadeCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEmpresas inglesasEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoRegião Nordeste

Mais de Negócios

Inscrições prorrogadas: veja como inscrever sua empresa no Ranking EXAME Negócios em Expansão 2025

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80