Negócios

BP autorizada a comprar blocos de exploração no Brasil

A petroleira pode comprar 10 blocos nas costas do Brasil do grupo americano Devon Energy em uma operação de US$ 7 bilhões

A aquisição faz parte de uma estratégia de diversificação dos recursos do grupo (Ben Stansall/AFP)

A aquisição faz parte de uma estratégia de diversificação dos recursos do grupo (Ben Stansall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2011 às 11h08.

Londres - A petroleira britânica BP anunciou nesta quarta-feira que recebeu a permissão final das autoridades brasileiras para a compra de 10 blocos de exploração nas costas do Brasil do grupo americano Devon Energy, em uma operação de sete bilhões de dólares.

A autorização permitirá a BP explorar oito blocos nas bacias de Campos e Camamu-Almada, a profundidades compreendidas entre 100 e 2.780 metros, informa a empresa em um comunicado.

O diretor geral da petroleira britânica, Bob Dudley, destacou que a aquisição faz parte de uma estratégia de diversificação dos recursos do grupo e ressaltou que os campos brasileiros apresentam um "forte potencial de crescimento".

A compra dos blocos brasileiros é parte da transação de sete bilhões de dólares assinada em março de 2010 com a Devon Energy, que incluía também campos de exploração no Golfo do México e uma participação adicional no desenvolvimento de um campo no Mar Cáspio.

A explosão em abril de 2010 da plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México, que provocou o maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos, obrigou a BP a acelerar os projetos de diversificação.

Acompanhe tudo sobre:BPEmpresasEmpresas inglesasEnergiaEuropaIndústria do petróleoPetróleo

Mais de Negócios

Ele viu o escritório afundar nas enchentes do RS. Mas aposta em IA para sair dessa — e crescer

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica