O Bank of America, sediado em Charlotte, Carolina do Norte, dobrou o quadro pessoal no Brasil desde 2009 (Davis Turner/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 23 de abril de 2013 às 08h43.
São Paulo - O Bank of America Corp., líder em emissões de ações na América Latina no ano passado, planeja fazer mais contratações e aumentar em 40 por cento sua carteira de crédito no Brasil depois de ter triplicado o volume nos últimos três anos para US$ 10 bilhões.
A ideia é ampliar os clientes das áreas corporate e de banco de investimento de 100 empresas para 150 e continuar a crescer o número de funcionários nos próximos dois anos, disse Alexandre Bettamio, presidente do banco no Brasil.
O Bank of America, sediado em Charlotte, Carolina do Norte, dobrou o quadro pessoal no País desde 2009, disse Bettamio em entrevista realizada em São Paulo.
Bancos americanos do Goldman Sachs Group Inc. ao JPMorgan Chase & Co. estão contratando e trazendo mais capital e empréstimos para o Brasil, onde os juros são mais altos que no exterior e a demanda por bens de consumo é impulsionada pela classe média em expansão.
Instituições financeiras estrangeiras concorrem com bancos domésticos, como o Bradesco BBI SA, Banco Itaú BBA SA e Banco BTG Pactual SA, que usam seus contatos locais mais fortes para ganhar mercado.
“Vamos continuar aumentando nossos empréstimos a empresas brasileiras e a governos estaduais com apetite, mas com a mesma disciplina, cautela e rigor na seleção de clientes”, disse Bettamio. “A área de corporate bank tem sinergias incríveis com a atividade de banco de investimento e um negócio está ajudando o outro a crescer.”
O Bank of America tinha 471 funcionários no País em dezembro, segundo dados do Banco Central. A instituição não divulga quanto de sua receita é gerada no Brasil.