Negócios

Boeing deve entregar seu primeiro 747-8 Intercontinental no final do ano

A Boeing, que apresentou no domingo a oitava versão do 747, realizará a primeira entrega do modelo para um cliente particular

Boeing lança novo jumbo 40 anos após chegada do 747 (Divulgação)

Boeing lança novo jumbo 40 anos após chegada do 747 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2011 às 18h25.

Nova York - O fabricante aeronáutico americano Boeing entregará no final deste ano seu primeiro 747-8 Intercontinental, uma nova versão do jato 747 com mais capacidade de passageiros e menos consumo de combustível.

A Boeing, que apresentou no domingo em Everett (Washington) a oitava versão do 747, realizará a primeira entrega do modelo para um cliente particular durante o quarto trimestre deste ano, depois de ter iniciado os primeiros voos de teste em março, detalhou nesta segunda-feira à Agência Efe seu porta-voz, Jim Proulx.

No entanto, somente no início de 2012 uma companhia aérea comercial, a alemã Lufthansa, receberá o primeiro 747-8 Intercontinental.

Assim, o fabricante aeronáutico procura compensar os atrasos de seu 787 Dreamliner, um modelo cuja estreia já acumula três anos de atraso devido, entre outras questões, à paralisação de seus voos de testes em novembro, depois que uma aeronave precisou fazer uma aterrissagem de emergência no Texas.

"O novo 747-8 Intercontinental inclui as últimas inovações tecnológicas e muitos dos benefícios do 787 Dreamliner", assegurou durante a apresentação do aparelho Jim Albaugh, vice-presidente da Boeing e executivo-chefe da divisão de aviões comerciais da companhia.

Este modelo, com uma capacidade de 467 passageiros, gastará 16% a menos de combustível que seu antecessor, o 747-400, o que o permitirá diminuir também em 16% as emissões de dióxido de carbono por passageiro.

O novo avião será, além disso, 30% mais silencioso que o modelo anterior e se transformará no aparelho "com menor custo por milha percorrida entre os grandes jatos comerciais", segundo a companhia.

A companhia, com sede em Chicago, assegurou que até agora recebeu 33 pedidos do novo modelo, que provêm tanto de clientes privados como das companhias aéreas comerciais Korean Air e Lufthansa.

Assim, a oitava versão do 747, fabricado pela primeira vez há mais de 40 anos, tentará competir com o A380 de seu rival europeu Airbus, um modelo que realizou seu primeiro voo comercial em 2007 e que pode transportar 853 passageiros.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoBoeingEmpresasEmpresas americanasSetor de transporte

Mais de Negócios

Franquias no RJ faturam R$ 11 bilhões. Conheça redes a partir de R$ 7.500 na feira da ABF-Rio

Mappin: o que aconteceu com uma das maiores lojas do Brasil no século 20

Saiba os efeitos da remoção de barragens

Exclusivo: Tino Marcos revela qual pergunta gostaria de ter feito a Ayrton Senna