Negócios

BNDES executa dívida da OSX e Votorantim paga, dizem fontes

O Banco Votorantim, que havia cedido fiança bancária à operação, pagou cerca de 550 milhões de reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 15h04.

Rio de Janeiro e São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) executou uma dívida de cerca de 550 milhões de reais da OSX e o Banco Votorantim, que havia cedido fiança bancária à operação, pagou a quantia na segunda-feira, afirmaram duas fontes com conhecimento do assunto nesta terça-feira.

Outro financiamento do BNDES contratado pela OSX de 1,3 bilhão de reais no ano passado não chegou a ter parcela alguma liberada pelo banco de fomento e deverá ser suspenso em razão da recuperação judicial solicitada pelo estaleiro do empresário Eike Batista, revelou à Reuters uma das fontes, sob condição de anonimato.

A OSX acertou em 2012 empréstimo de longo prazo com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para a construção de seu estaleiro, mas o dinheiro sequer começou a ser desembolsado.

Normalmente, o tomador do empréstimo requer o desembolso conforme o andamento das obras e sua capacidade de executá-las com recursos próprios.

A OSX entrou no começo da semana passada com pedido de recuperação judicial vinculado ao processo da sua empresa-irmã, a petroleira OGX.


O empréstimo-ponte obtido por uma subsidiária da OSX com o BNDES e garantido pelo Votorantim teve seu vencimento prorrogado por 30 dias em 15 de outubro. Como 15 de novembro foi feriado, o depósito ao BNDES pelo Votorantim ocorreu na segunda-feira, dia 18, segundo uma das fontes a par do assunto.

O Banco Votorantim passou a ser credor do estaleiro e provisionará a dívida da OSX em seu balanço.

Um porta-voz do Banco Votorantim disse que a instituição não comentaria o assunto, citando regras de sigilo bancário. O mesmo foi dito pelo BNDES. Procurada, a OSX também não forneceu informações.

Outros empréstimos feitos pelo grupo EBX, de Eike, também foram garantidos por terceiros, isentando o banco que liberou os recursos de calotes.

A própria OSX tem uma linha de financiamento semelhante com a Caixa Econômica Federal, garantida pelo Santander Brasil. No início deste mês, os dois bancos concordaram com a rolagem de empréstimo à OSX no valor de 461 milhões de reais por 12 meses. O vencimento original da dívida era em meados de outubro.

Acompanhe tudo sobre:BNDESEmpresasEmpresas brasileirasGás e combustíveisOSXPetróleoVotorantim

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares