Negócios

BNDES aceita garantias da PDVSA para refinaria, diz Petrobras

A venezuelana PDVSA poderá ter uma fatia de 40% da refinaria caso todos as fases do processo sejam aprovadas

A empresa venezuelana se candidata a ingressar no projeto da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco (Divulgação/Petrobras)

A empresa venezuelana se candidata a ingressar no projeto da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco (Divulgação/Petrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2011 às 21h50.

São Paulo - A Petrobras informou na noite desta segunda-feira que o BNDES considerou aceitáveis as garantias bancárias apresentadas pela venezuelana PDVSA para participar do projeto da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

As garantias são necessárias para que a PDVSA possa assumir a sua parte em um financiamento de quase 10 bilhões de reais feito através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção da unidade.

O crédito foi concedido à Refinaria Abreu e Lima S.A., atualmente 100 por cento controlada pela Petrobras, mas que poderá ter a PDVSA com uma fatia de 40 por cento caso todos os passos do processo sejam cumpridos.

Segundo comunicado ao mercado, a Petrobras afirmou que a aprovação está condicionada à apresentação dos instrumentos que formalizarão as garantias bancárias em termos satisfatórios ao BNDES.

A Petrobras negociou com a PDVSA a data limite de 30 de novembro para que todas as tratativas necessárias para viabilizar o ingresso da PDVSA na sociedade sejam concluídas, segundo a estatal brasileira.

A refinaria Abreu e Lima está em construção no Complexo Industrial Portuário de Suape, Pernambuco. Com entrada em operação prevista para dezembro de 2012, processará 230 mil barris de petróleo/dia, cerca de 11 por cento da capacidade atual de refino de petróleo no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoAmérica LatinaVenezuelaEnergia

Mais de Negócios

Como a Cacau Show se tornou a varejista com mais lojas no Brasil

Quais são os 10 maiores marketplaces do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 maiores empresas do varejo no Brasil? Veja quanto elas faturam

Eles começaram com uma nota fiscal de R$ 300. Hoje, faturam R$ 30 milhões com produtos para pets