Negócios

BMW vê crescente protecionismo em economias emergentes

Informação foi dada pelo diretor de vendas Ian Robertson nesta segunda-feira, durante o Salão de Detroit, citando países como Brasil, Argentina, Turquia, Rússia e Índia

A BMW, maior fabricante do mundo de carros de luxo, planeja construir sua primeira fábrica na América Latina (Kevork Djansezian/Getty Images)

A BMW, maior fabricante do mundo de carros de luxo, planeja construir sua primeira fábrica na América Latina (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2012 às 18h02.

Detroit - A BMW está vendo uma tendência de crescente protecionismo nas economias emergentes que estão tentando atrair investimentos estrangeiros e ter maior produção local em detrimento das importações.

"Estamos vendo nestes países um aumento de protecionismo", declarou o diretor de vendas Ian Robertson nesta segunda-feira, durante o Detroit Car Show, citando países como Brasil, Argentina, Turquia, Rússia e Índia.

"Já se foi o tempo de ser tachado como um fabricante local com um mínimo de regionalidade. No passado, fui a fábricas em que literalmente tudo o que se fazia era colocar as rodas no carro", acrescentou.

A BMW, maior fabricante do mundo de carros de luxo, planeja construir sua primeira fábrica na América Latina e está escolhendo entre dois lugares.

O grupo está tentando aumentar a capacidade de produção em países emergentes como Rússia e Índia, afirmou Robertson nesta segunda-feira.

"Os critérios dos governos atualmente são muito específicos, como a obrigação de soldar e pintar carroceria. Esses critérios são feitos para evitar o envio somente da carroceria pintada, o que ainda fazemos dos Estados Unidos para a Rússia", disse o diretor.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralPaíses emergentesAutoindústriaEmpresas alemãsBMWInvestimentos de empresasIndústria

Mais de Negócios

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam

Bancário autônomo: pesquisa inédita mostra o perfil da profissão no Brasil