Negócios

BMW negocia flexibilização do IPI para investir no Brasil

A montadora alemã tem interesse em instalar uma fábrica no país. A alta do imposto prejudica a operação

Se confirmada, a fábrica da BMW no Brasil virá em meio a uma série de projetos de aumento de capacidade produtiva de marcas como Fiat, GM, Ford, Renault, Nissan, JAC e Chery (Divulgação)

Se confirmada, a fábrica da BMW no Brasil virá em meio a uma série de projetos de aumento de capacidade produtiva de marcas como Fiat, GM, Ford, Renault, Nissan, JAC e Chery (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 11h07.

Brasília/São Paulo - A BMW está negociando com o governo uma flexibilização do aumento do IPI cobrado de veículos importados para o caso de empresas que, como a montadora alemã, tenham interesse em instalar fábrica no Brasil.

"O pedido que é claramente feito ao governo é que existisse uma flexibilização para empresas que têm interesse em investir no Brasil", disse o presidente da BMW do Brasil, Henning Dornbusch, após reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

O executivo disse que a decisão da empresa de instalar uma fábrica no Brasil ainda não está tomada, mas está num patamar "forte".

A companhia estuda desde o início do ano a instalação de uma fábrica no Brasil, que será a primeira da marca na América do Sul.

Em junho antes do anúncio da mudança do IPI em setembro, o presidente da BMW Brasil, Jorg Henning Dornbusch, afirmou que os planos caminhavam na direção de uma instalação em regime SKD, em que veículos semimontados são importados e finalizados no país. Na ocasião, o executivo comentou durante entrevista à Reuters que a expectativa de crescimento nas vendas no Brasil era de 25 por cento sobre 2010, para cerca de 10 mil carros.

Se confirmada, a fábrica da BMW no Brasil virá em meio a uma série de projetos de aumento de capacidade produtiva de marcas como Fiat, GM, Ford, Renault, Nissan, JAC e Chery.

A associação brasileira de montadoras, Anfavea, estimou no início do mês que as vendas de veículos no país vão crescer entre 4 e 5 por cento em 2012, após expansão de 5 por cento este ano, para um recorde entre 3,77 milhões e 3,81 milhões de unidades.

Segundo o executivo, a expectativa era tomar a decisão da nova fábrica no Brasil em novembro, mas, com a mudança no IPI, acabou sendo postergada.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralAutoindústriaEmpresas alemãsBMWIndústriaImpostosLeãoIPI

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam