Imagem de arquivo: a montadora alemã criou uma empresa de reciclagem de baterias de veículos com a empresa belga de reciclagem e materiais Umicore e a Northvolt (Shannon Stapleton/Reuters)
Reuters
Publicado em 15 de outubro de 2018 às 12h14.
Estocolmo - A montadora alemã BMW criou uma empresa de reciclagem de baterias de veículos com a empresa belga de reciclagem e materiais Umicore e a Northvolt, que está construindo uma fábrica de baterias na Suécia.
O empreendimento tem como objetivo projetar e comercializar um "ciclo de vida fechado" para dar às baterias automotivas uma segunda vida como produtos de armazenamento antes de se reciclar as matérias-primas, disseram as empresas.
Os governos europeus querem incentivar a indústria doméstica de baterias a competir com concorrentes asiáticos como a BYD, a CATL, a Samsung e a LG Chem, que estão assumindo uma posição dominante.
A BMW, que tem acordos de fornecimento com a Samsung e a CATL, informou que pode comprar baterias da Northvolt no futuro, mas disse que é cedo demais para assinar um acordo com a empresa, que está construindo uma fábrica que pretende produzir 32 gigawatts-hora (GWh) em capacidade de bateria por ano até 2023.
"Temos este consórcio porque vemos grande potencial e a Northvolt poderia ser outra fornecedora de células de bateria para nós", disse o porta-voz da BMW, Niklas Drechsler, após anunciar o empreendimento de reciclagem.
Na parceria com a Northvolt e a Umicore, a BMW informou que fez um investimento inicial de quantia não revelada e fornecerá sua expertise no desenvolvimento de células de bateria.
A Umicore será responsável pelo desenvolvimento e reciclagem de materiais anódicos e catódicos ativos.