Logo da BMW: vendas de motos no Brasil de janeiro a abril acumulam queda de 12,8 por cento sobre o mesmo período do ano passado (Harold Cunningham/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 4 de maio de 2016 às 17h31.
A BMW anunciou nesta quarta-feira que vai ter sua própria fábrica de motocicletas no Brasil, a ser instalada em Manaus (AM), que terá como meta a produção de mais de 10 mil motocicletas em 2017 para o mercado brasileiro.
As vendas de motos no Brasil de janeiro a abril acumulam queda de 12,8 por cento sobre o mesmo período do ano passado, a 379,6 mil unidades, segundo dados da associação de concessionários de veículos Fenabrave.
Apesar disso, segundo o diretor da BMW Motorrad Brasil, Federico Alvarez, "a nova fábrica reforça a relevância do Brasil nas estratégias do BMW Group em médio e longo prazos. Temos expectativas positivas em relação ao mercado brasileiro no futuro”.
A fábrica da companhia será a primeira de motocicletas da marca no país e deve criar 170 empregos, informou a montadora. O início da operação ocorrerá no segundo semestre deste ano, com o modelo G 310 R, primeiro da BMW com menos de 500 cilindradas. Atualmente, o modelo mais acessível da linha de motos BMW no Brasil é G650 GS, vendida por 35,9 mil reais, a preços de tabela.
A unidade produtiva substituirá a linha de montagem da marca em Manaus criada em parceria com a brasileira Dafra em 2009, informou a BMW.
De janeiro a abril, a BMW acumulou vendas de 2.386 motocicletas no Brasil, equivalente a uma participação de 0,63 por cento do mercado, segundo a Fenabrave. A líder foi a Honda, com vendas de 253.869 motos, e fatia de cerca de 67 por cento.