Dell: a saída da Blackstone facilita o caminho para o fundador Michael Dell e o fundo Silver Lake seguirem adiante com um acordo de 24,4 bilhões de dólares para fechar o capital da empresa por 13,65 dólares por ação. (Sean Gallup/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 19 de abril de 2013 às 21h53.
Nova York/San Francisco - As ações da Dell caíram para o menor patamar em dois meses nesta sexta-feira após o Blackstone Group ter se retirado de uma disputa para comprar a companhia, citando um declinante mercado de computadores pessoais que tem reduzido previsões financeiras para terceira maior empresa PCs do mundo.
A saída da gestora de investimentos facilita o caminho para o fundador Michael Dell e o fundo Silver Lake seguirem adiante com um acordo de 24,4 bilhões de dólares para fechar o capital da empresa por 13,65 dólares por ação, uma transação que pode ser a maior compra alavancada envolvendo private equity desde a crise financeira de 2008.
As ações da Dell caíram 4 % e fecharam o pregão em 13,4 dólares, abaixo do preço de oferta e o menor patamar desde 6 de fevereiro.
Na sexta-feira, a Dell disse que seu comitê especial, estabelecido para revisar as ofertas concorrentes, estava em contínuas discussões tanto com o bilionário fundador da empresa quanto com outro interessado, o investidor ativista Carl Icahn, e acrescentou que ainda vê um fechamento para a operação no segundo trimestre fiscal.
A oferta do Silver Lake e de Michael Dell, entretanto, tem levantado a ira de grande investidores, incluindo o acionista independente Southeastern Asset Management, que se queixa que a oferta subvaloriza a companhia.
O Blackstone inicialmente ofereceu 14,25 dólares por ação. Icahn, que tem uma fatia significante na empresa, permanece na briga com sua proposta de 15 dólares por ação por 58 % da Dell.