Negócios

BHP planeja cortes de custos mais profundos

A gigante BHP, maior companhia de mineração do mundo, e a Rio Tinto estão numa disputa para se tornar a produtora de minério de ferro com custo mais baixo


	BHP Billiton: gigantes estão aumentando a produção do minério, esperando forçar concorrentes para fora do mercado
 (Pierse/Getty Images)

BHP Billiton: gigantes estão aumentando a produção do minério, esperando forçar concorrentes para fora do mercado (Pierse/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 10h53.

Londres - A BHP Billiton disse nesta terça-feira que vai cortar seus custos de produção de minério de ferro ainda mais e reduzir as despesas para aguentar melhor uma baixa nos preços de commodities que está testando até mesmo as pesos-pesados da indústria de mineração.

A gigante BHP, maior companhia de mineração do mundo, e a Rio Tinto estão numa disputa para se tornar a produtora de minério de ferro com custo mais baixo.

Ao mesmo tempo, elas estão aumentando a produção do minério, esperando forçar concorrentes para fora do mercado e conquistar uma maior participação.

O presidente-executivo da BHP Billiton, Andrew Mackenzie, descartou críticas de que essa estratégia está alimentando a forte queda nos preços do minério de ferro.

"Operamos em mercados altamente competitivos e cíclicos, onde o desempenho de lucro acima da média durante o ciclo depende em ser o fornecedor mais eficiente, não em restrição de oferta", disse Mackenzie, falando uma conferência de investidores em Barcelona.

"Neste ambiente estamos bem preparados para a possibilidade de um período estendido de preços menores em várias commodities."

A BHP disse que reduzirá seus gastos de capital e de exploração para 9 bilhões de dólares no ano fiscal de 2016 ante 12,6 bilhões em 2015.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSiderurgia e metalurgiaMineraçãoPreçosCommoditiesBHP Billiton

Mais de Negócios

Ela não tinha creche para filho e agora capta US$ 10 milhões com solução para pais sem tempo

O tarifaço gerou uma demanda inesperada — e de milhões — para este negócio de luxo nos ares

Ele criou 1º aspirador de pó sem saco do mundo e fez fortuna de US$ 15 bi: ‘Diziam que eu era louco’

'O preço do açaí vai subir e vamos perder mercado', diz CEO da Frooty sobre tarifaço de Trump