Negócios

BHP é notificada de ação coletiva na Austrália sobre desastre da Samarco

A mineradora não especificou quem entrou com a ação coletiva, relacionada ao acidente que matou 19 pessoas

Class action: Samarco e suas controladoras Vale e BHP assinaram um acordo em junho para resolver um processo de 20 bilhões de reais referente ao rompimento de barragem (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Class action: Samarco e suas controladoras Vale e BHP assinaram um acordo em junho para resolver um processo de 20 bilhões de reais referente ao rompimento de barragem (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de julho de 2018 às 13h31.

Última atualização em 23 de julho de 2018 às 13h33.

Bangalore - A mineradora global BHP disse nesta segunda-feira que foi notificada de um processo de ação coletiva ("class action") na Corte Federal da Austrália a respeito do rompimento de uma barragem da Samarco em 2015 no Brasil.

A BHP disse que irá se defender da ação apresentada no Estado de Victoria e não especificou quem havia entrado com a "class action", relacionada ao acidente que matou 19 pessoas.

A Samarco e suas controladoras Vale e BHP assinaram um acordo com as autoridades brasileiras em junho para resolver um processo de 20 bilhões de reais (5,30 bilhões de dólares) referente ao rompimento.

A mineradora também concordou em financiar um total de 211 milhões de dólares em apoio financeiro à Fundação Renova, criada para ajudar as vítimas do desastre.

Na semana passada, a BHP informou que espera registrar um impacto de 650 milhões de dólares em seus resultados fiscais de 2018, devido ao rompimento. O montante estava no limite inferior das expectativas, segundo analistas.

A Vale também informou na semana passada que fará provisão adicional de 1,5 bilhão de reais no balanço do segundo trimestre referente a obrigações pelo rompimento da barragem da Samarco.

 

Acompanhe tudo sobre:AustráliaBHP BillitonDesastres naturaisSamarco

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares