Negócios

BHP anuncia plano de cisão e não realiza recompra de ações

A mineradora confirmou a cisão ao divulgar uma alta de 8% no lucro subjacente atribuível do segundo semestre fiscal, para 5,69 bilhões de dólares


	BHP Billiton: empresa disse que cortou 2,9 bilhões de dólares em custos no ano fiscal de 2014
 (REUTERS / Tim Wimborne)

BHP Billiton: empresa disse que cortou 2,9 bilhões de dólares em custos no ano fiscal de 2014 (REUTERS / Tim Wimborne)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 09h00.

Melbourne - A maior mineradora do mundo, a BHP Billiton, anunciou planos para alienar ativos somando estimados 16 bilhões de dólares, a maioria adquiridos na fusão em 2001 com a Billiton, para focar em atividades mais rentáveis.

A companhia, porém, não anunciou uma recompra de ações, decepcionando investidores que esperavam receber cerca de 5 bilhões de dólares.

O presidente-executivo da empresa, Andrew Mackenzie, no cargo há pouco mais de um ano, disse que a decisão amplamente esperada para simplificar a BHP em volta dos "quatro pilares" de minério de ferro, cobre, carvão e petróleo incentivará o crescimento do fluxo de caixa e impulsionará os retornos.

"Ao nos concentrarmos no que fazemos melhor, o desenvolvimento e a operações de grandes bacias, podemos melhorar ainda mais nossa produtividade, mais rapidamente e com maior certeza", disse Mackenzie em comunicado.

A compania resultante da cisão, apelidada de NewCo por enquanto, reunirá ativos de aluminínio, manganês, o projeto de níquel Cerro Matoso na Colômbia, carvão no sul da África e alguns ativos de carvão metalúrgico da Austrália e a mina Cannington de prata, chumbo e zinco.

A BHP confirmou a cisão ao divulgar uma alta de 8 por cento no lucro subjacente atribuível do segundo semestre fiscal, para 5,69 bilhões de dólares, pouco abaixo de uma previsão média de 5,94 bilhões de dólares entre analistas, segundo a SmartEstimate da Thomson Reuters Starmine.

A BHP disse que cortou 2,9 bilhões de dólares em custos no ano fiscal de 2014, e acrescentou que espera alcançar outros 3,5 bilhões de dólares em economias durante os próximos três anos.

A BHP não informou o valor da nova companhia, mas três analistas estimaram que pode valer entre 15 bilhões e 17 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSiderurgia e metalurgiaMineraçãogestao-de-negociosLucroEstratégiaBHP BillitonMineradoras

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente