BHP Billiton: o investimento vai estender a vida da mina por mais 50 anos (Robert Cianflone/Getty Images/Getty Images)
AFP
Publicado em 17 de agosto de 2017 às 22h08.
Com os preços do cobre em alta, a empresa anglo-australiana BHP Billiton anunciou nesta quinta-feira o investimento de 2,46 bilhões de dólares na mina chilena Spencer.
Com isso, a mina vai produzir, a partir de 2021, 185 mil toneladas a mais de cobre e cerca de 4 mil toneladas de molibdeno ao ano, anunciou a empresa líder mundial de mineração num comunicado.
O investimento vai estender a vida da mina por mais 50 anos, segundo um comunicado, e vai criar 5 mil empregos durante a fase de construção.
"O projeto amplia significativamente a vida da nossa operação em Spencer e libera o potencial de um recurso de qualidade", garante o presidente da companhia, Andrew Mackenzie, no comunicado.
A BHP Billiton também opera Escondida, a maior mina de cobre do mundo, que no primeiro trimestre do ano passou 44 em greve, o mais longo conflito trabalhista da história do Chile, gerando prejuízos de 740 milhões de dólares para as empresas.
A produção de cobre da BHP Billiton foi reduzida em 16%, a 1,3 milhão de toneladas, no ano fiscal de 2017, puxada na queda da produção de 21% em Escondida.