Negócios

Belo Monte inicia operação de nova turbina na próxima semana

Orçada em 33,8 bilhões de reais, Belo Monte deverá ser a quarta maior hidrelétrica do mundo quando estiver concluída


	Belo Monte: orçada em 33,8 bilhões de reais, ela deverá ser a quarta maior hidrelétrica do mundo quando estiver concluída
 (Divulgação / Governo)

Belo Monte: orçada em 33,8 bilhões de reais, ela deverá ser a quarta maior hidrelétrica do mundo quando estiver concluída (Divulgação / Governo)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2016 às 00h43.

São Paulo - A hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará, colocará mais uma turbina em operação na próxima semana, o que levará a usina do rio Xingu a um total de quase 1,3 gigawatt em capacidade em funcionamento, informou à Reuters a Norte Energia, consórcio que reúne os investidores do empreendimento.

Orçada em 33,8 bilhões de reais, Belo Monte deverá ser a quarta maior hidrelétrica do mundo quando estiver concluída, o que está previsto para 2019.

A usina tem como sócios Eletrobras, Cemig, Light, Vale e Neonergia, além dos fundos de pensão Petros e Funcef.

Licitada em 2010, Belo Monte inicou a operação comercial em abril deste ano. Atualmente o empreendimento conta com três turbinas em operação, mas o pedido para iniciar a produção em caráter comercial na quarta máquina já foi enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo a Norte Energia.

Com essa nova turbina, de 611 megawatts, Belo Monte já entrará na lista das maiores usinas em operação no país, à frente de grandes hidrelétricas como Sobradinho, na Bahia, que tem 1 gigawatt, e Teles Pires, no Mato Grosso, que soma 1,8 gigawatt.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergiaEnergia elétricaEstatais brasileirasHidrelétricasHoldingsIndígenasParáServiçosUsinas

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares