Negócios

BBVA e rivais espanhóis registram recuperação em 2013

Bancos anunciaram nesta sexta-feira saltos de lucros em 2013


	Logo do banco BBVA em prédio de Madri: resultados do BBVA ecoaram os do Santander na quinta-feira, que mostraram sinais de que as atividades de crédito dos bancos espanhóis estão se recuperando
 (Cristina Arias/Getty Images)

Logo do banco BBVA em prédio de Madri: resultados do BBVA ecoaram os do Santander na quinta-feira, que mostraram sinais de que as atividades de crédito dos bancos espanhóis estão se recuperando (Cristina Arias/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 07h46.

Madri/Barcelona - O segundo maior banco da Espanha, BBVA, e o rival menor Caixabank anunciaram nesta sexta-feira saltos de lucros em 2013, apoiados em redução de provisões para perdas com créditos imobiliários e melhora nos ganhos com financiamentos.

Os resultados do BBVA ecoaram os do Santander na quinta-feira, que mostraram sinais de que as atividades de crédito dos bancos espanhóis estão se recuperando, embora eles ainda enfrentem desafios e alta da inadimplência no quarto trimestre.

A economia espanhola cresceu pelo segundo trimestre seguido nos últimos três meses de 2013 e a recuperação deve começar a ser sentida nos bancos mesmo com a taxa de desemprego ainda alta.

"O cenário para 2014 melhorou significativamente", disse o presidente do conselho do BBVA, Francisco Gonzalez, acrescentando que o banco viu a demanda por crédito subir.

O BBVA, que têm parte de seu lucro vindo do exterior, disse que a receita líquida de juros cresceu cerca de 6 por cento, para 3,7 bilhões de euros, entre outubro e dezembro, ante os três meses imediatamente anteriores, levemente acima do que esperavam analistas.

Porém, o banco teve um prejuízo de 849 milhões de euros no quarto trimestre, após registrar encargos da venda de uma participação de 5 por cento no chinês CITIC Bank.

No acumulado de 2013, o lucro líquido do BBVA ficou em 2,2 bilhões de euros, alta de um terço sobre 2012.

O Caixabank, com sede em Barcelona, também reportou melhora na receita líquida de juros no quarto trimestre, comparado com o terceiro, e seu lucro em 2013 mais que dobrou, para 503 milhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:BancosBBVAEmpresasFinançasLucro

Mais de Negócios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira