Negócios

BBVA e rivais espanhóis registram recuperação em 2013

Bancos anunciaram nesta sexta-feira saltos de lucros em 2013


	Logo do banco BBVA em prédio de Madri: resultados do BBVA ecoaram os do Santander na quinta-feira, que mostraram sinais de que as atividades de crédito dos bancos espanhóis estão se recuperando
 (Cristina Arias/Getty Images)

Logo do banco BBVA em prédio de Madri: resultados do BBVA ecoaram os do Santander na quinta-feira, que mostraram sinais de que as atividades de crédito dos bancos espanhóis estão se recuperando (Cristina Arias/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 07h46.

Madri/Barcelona - O segundo maior banco da Espanha, BBVA, e o rival menor Caixabank anunciaram nesta sexta-feira saltos de lucros em 2013, apoiados em redução de provisões para perdas com créditos imobiliários e melhora nos ganhos com financiamentos.

Os resultados do BBVA ecoaram os do Santander na quinta-feira, que mostraram sinais de que as atividades de crédito dos bancos espanhóis estão se recuperando, embora eles ainda enfrentem desafios e alta da inadimplência no quarto trimestre.

A economia espanhola cresceu pelo segundo trimestre seguido nos últimos três meses de 2013 e a recuperação deve começar a ser sentida nos bancos mesmo com a taxa de desemprego ainda alta.

"O cenário para 2014 melhorou significativamente", disse o presidente do conselho do BBVA, Francisco Gonzalez, acrescentando que o banco viu a demanda por crédito subir.

O BBVA, que têm parte de seu lucro vindo do exterior, disse que a receita líquida de juros cresceu cerca de 6 por cento, para 3,7 bilhões de euros, entre outubro e dezembro, ante os três meses imediatamente anteriores, levemente acima do que esperavam analistas.

Porém, o banco teve um prejuízo de 849 milhões de euros no quarto trimestre, após registrar encargos da venda de uma participação de 5 por cento no chinês CITIC Bank.

No acumulado de 2013, o lucro líquido do BBVA ficou em 2,2 bilhões de euros, alta de um terço sobre 2012.

O Caixabank, com sede em Barcelona, também reportou melhora na receita líquida de juros no quarto trimestre, comparado com o terceiro, e seu lucro em 2013 mais que dobrou, para 503 milhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosLucroFinançasBBVA

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente