EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2011 às 15h36.
A BBC (British Broadcasting Corporation) comunicou nesta quinta-feira (18/10) um dos maiores planos de cortes da sua história: a demissão de 2.500 pessoas nos próximos seis anos. De acordo com o diretor geral do grupo, Mark Thompson, serão desligados 1.800 trabalhadores das áreas de direção de informação, produção de programas e centros regionais. Haverá, ainda, programas de demissão voluntária e processos de recolocações na empresa, que contarão com 700 novos postos.
Com este plano, a BBC pretende economizar, até 2013, 2 bilhões de libras (quase 4 bilhões de dólares). Thompson afirmou ainda ao jornal The Wall Street Journal que a medida transformará a estatal em uma ';organização menor, mas melhor';. Além do corte, instalações situadas a oeste de Londres serão colocadas à venda. A instituição também prevê a fusão de várias redações - televisão, rádio e Internet - em uma só.
O plano de redução de custos da empresa já recebeu aprovação da Fundação BBC, organismo independente que controla a gestão da estação pública. Atualmente, a estatal emprega 23 mil pessoas e a nova medida reduzirá o quadro em 10%. O sindicato prometeu se mobilizar. Fundada em 1927, em Londres, a BBC é uma das maiores emissoras públicas de rádio e televisão do mundo.