Negócios

BB Seguridade corta previsões após queda de 12% no lucro

Resultado negativo foi atribuído ao declínio de 13,6 por cento nas receitas de investimento em participações societárias

BB Seguridade ainda cortou a projeção para o lucro líquido ajustado em 2017, passando a prever queda de 5 a 1 por cento (BB Seguridade/Divulgação)

BB Seguridade ainda cortou a projeção para o lucro líquido ajustado em 2017, passando a prever queda de 5 a 1 por cento (BB Seguridade/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 09h38.

São Paulo - A BB Seguridade, que reúne as participações do Banco do Brasil em seguros e previdência, registrou lucro líquido de 956,3 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, queda de 12 por cento ante igual período de 2016.

O resultado, o mais baixo desde o quarto trimestre de 2014, foi atribuído ao declínio de 13,6 por cento nas receitas de investimento em participações societárias, que somaram 940,7 milhões de reais entre abril e junho.

A BB Seguridade ainda cortou a projeção para o lucro líquido ajustado em 2017, passando a prever queda de 5 a 1 por cento, ante expectativa de crescimento de 1 a 5 por cento, conforme fato relevante divulgado separadamente nesta manhã.

No primeiro semestre, o lucro líquido ajustado somou 1,9 bilhão de reais, acumulando baixa de 4,7 por cento ante os seis primeiros meses de 2016 em meio à queda na Selic e nos índices de inflação.

A companhia também anunciou que distribuirá aos acionistas cerca de 1,559 bilhão de reais em dividendos, o equivalente a 80 por cento do resultado líquido apurado no primeiro semestre, com pagamento previsto para 22 de agosto.

Só no segundo trimestre, o retorno sobre patrimônio líquido ajustado foi de 44,5 por cento, o pior desde o terceiro trimestre de 2013. As despesas gerais e administrativas caíram 39 por cento na mesma base, para 8,036 milhões de reais.

O volume total de prêmios de seguros emitidos, contribuições de previdência e arrecadação com títulos de capitalização somou 14,18 bilhões de reais no segundo trimestre, queda de 28,6 por cento em relação mesmo intervalo do ano passado.

Por segmento, a área de seguros de vida, habitação e rural, chamada pela BB Seguridade de SH1, teve queda anual de 2,6 por cento no lucro líquido de abril a junho, para 408,1 milhões de reais. Enquanto isso, o volume de prêmios emitidos nesta área recuou 7,7 por cento sobre um ano atrás.

A divisão de automóvel e patrimônio (SH2) apresentou lucro líquido de 61 milhões de reais no segundo trimestre, 51,8 por cento menor na comparação anual, e retração de 5,1 por cento em prêmios emitidos.

Já em previdência, o lucro líquido cresceu 7,6 por cento ano a ano, para 260,1 milhões de reais, e o volume de contribuições encolheu 34,5 por cento.

Acompanhe tudo sobre:BancosBB SeguridadeBB – Banco do BrasilLucro

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'