Negócios

BB registra salto em crédito para exportação de soja

O Banco do Brasil ampliou em mais de cinco vezes os desembolsos para crédito ao exportador de soja e derivados em agosto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2015 às 19h34.

São Paulo - O Banco do Brasil, principal financiador do agronegócio brasileiro, ampliou em mais de cinco vezes os desembolsos para crédito ao exportador de soja e derivados em agosto, num momento de valorização do dólar ante o real, informou o banco nesta segunda-feira.

O aumento dos desembolsos para Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) "é natural em um ambiente econômico com viés de valorização do dólar", disse o banco em nota à Reuters.

A cotação do dólar fechou agosto com alta de quase 6 por cento, a 3,6880 reais, abaixo do valor atual de cerca 3,89 reais.

As operações para o setor de soja de ACC e ACE realizadas pelo Banco do Brasil, que detém cerca de 30 por cento desse mercado no país, cresceram 428 por cento de julho para agosto, a 132 milhões de dólares.

No acumulado do ano até agosto, o ritmo de crescimento do crédito do Banco do Brasil via ACC e ACE para exportador de soja é menor, de quase 30 por cento ante o mesmo período de 2014.

A soja é principal produto da pauta de exportação brasileira. Em 2015, as exportações da oleaginosa e seus derivados do Brasil estão estimadas em 26,5 bilhões de dólares.

O ACC é uma antecipação de recursos, por conta de uma exportação a ser realizada no futuro, enquanto o ACE é uma antecipação de recursos ao exportador, após o embarque da mercadoria para o exterior, mediante a transferência, para o banco, dos direitos sobre a venda a prazo.

Texto atualizado às 20h34

Acompanhe tudo sobre:BancosBB – Banco do BrasilCommoditiesCréditoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSoja

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem