Negócios

BB e Bradesco vão emitir cartões do programa Smiles

Em troca, Gol vai receber R$ 252 milhões dos bancos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A companhia aérea Gol anunciou, nesta terça-feira (30/06), parceria com o Banco do Brasil e o Bradesco para a emissão e administração de cartões de crédito com a marca do programa de fidelidade Smiles. Segundo comunicado da Gol, o lançamento visa expandir ainda mais a carteira de clientes Smiles, que atualmente possui 6,2 milhões de associados e registra um acréscimo de 100 mil novos cadastramentos por mês.

Com o acordo, a Gol vai receber inicialmente 252 milhões de reais decorrente da venda de créditos Smiles aos bancos, além de ter participação no faturamento dos novos cartões e direito de uso do cadastro dessas instituições financeiras. Cerca de 60% do valor inicial será pago até o dia 31 de julho deste ano, 22% até janeiro de 2010 e o restante (18%) será parcelado mensalmente em cinco anos.

Os clientes Smiles que aderirem ao cartão com as marcas integradas poderão acumular milhas por meio de compras efetuadas com o cartão. Além disso, todas as promoções, bonificações e anuidades especiais que já são concedidas pelo programa Smiles continuarão valendo.

"Essa parceria com duas das mais importantes instituições financeiras do país é mais um passo importante para o desenvolvimento e reconhecimento do Smiles, que está retomando sua posição de destaque no mercado", afirmou Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol.

Com o mesmo intuito de expandir seu programa de fidelização, o TAM Fidelidade, a TAM anunciou há duas semanas um novo programa batizado de Multiplus Fidelidade que objetiva fazer parcerias com empresas dos mais variados segmentos (bancos, farmácias, postos de gasolina, cinemas, entre outros) a fim de proporcionar aos clientes o acúmulo de pontos em uma única conta e viabilizar o resgate de prêmios nos estabelecimentos parceiros. No entanto, a TAM ainda não definiu como essa integração será operacionalizada.
 

Já a novata Azul também lançou neste mês seu programa de milhagens em um esforço para ampliar sua participação de mercado por meio da fidelização de clientes. A empresa, que começou a voar em dezembro, já ocupa a terceira colocação no mercado doméstico de aviação.

A briga entre os programas de fidelização das duas maiores companhias aéreas brasileiras, Gol e TAM, é acirrada. A TAM fica atrás com 5,9 milhões de associados ao TAM Fidelidade, enquanto há 6,2 milhões de clientes Smiles da Gol.
 

Às 12h, os papéis preferenciais da Gol (GOLL4, sem direito a voto) estavam em queda de 1,76%, para 11,15 reais. No mesmo sentido, as ações da TAM (TAMM4, sem direito a voto) caiam 3,18%, para 20,38 reais.

   

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett