Negócios

BB e Bradesco se unem na Odontoprev, após África e Elo

Parceria envolve estudos em torno da criação de uma empresa com participação da BB Seguros e da Odontoprev

Em comunicado nesta quinta-feira, o Banco do Brasil informou que vai ingressar no ramo odontológico de seguros

Em comunicado nesta quinta-feira, o Banco do Brasil informou que vai ingressar no ramo odontológico de seguros

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2012 às 14h16.

São Paulo - O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira um acordo para ter uma fatia no capital da Odontoprev, que já tem o Bradesco entre os sócios, ingressando no ramo odontológico de seguros.

A parceria envolve estudos para criação de uma empresa com 75 por cento do capital da BB Seguros (49,99 por cento das ações ordinárias e 100 por cento das preferenciais) e de 25 por cento do capital total da Odontoprev, equivalentes a 50,01 por cento de suas ações ordinárias.

Além disso, a BB Seguros participará indiretamente em uma holding a ser constituída pelo banco e por Bradesco e ZNT Participações --que compartilham o controle da Odontoprev-- com 10 por cento do capital total da companhia de planos odontológicos.

Trata-se do terceiro anúncio recente de associação envolvendo BB e Bradesco, este último que perdeu a liderança no ranking de bancos privados brasileiros após a união que deu origem ao Itaú Unibanco, no final de 2008.

Na semana passada, os dois bancos revelaram parceria para investimento na África junto com o português Banco Espírito Santo (BES) e a entrada da Caixa na empresa que comandará a gestão da bandeira de cartões Elo, formada por BB e Bradesco em abril deste ano.

O Bradesco ingressou no capital da Odontoprev em outubro do ano passado, assumindo 43,5 por cento da empresa e compartilhando o controle da companhia com seu fundador e presidente. A Bradesco Dental foi incorporada pela Odontoprev e, em troca, o banco recebeu ações da companhia.

O comunicado do BB não indica diretamente qual será a participação do banco público na Odontoprev após a conclusão da aliança. O BB também disponibilizará, com exclusividade, seus canais de distribuição para venda dos produtos do ramo odontológico provenientes da parceria estratégica, pelo prazo de 10 anos.

Ações em alta
Nesta semana, até o fechamento de quarta-feira, as ações da Odontoprev acumulam valorização de 12,4 por cento. Na terça-feira, em esclarecimento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acerca da oscilação e do aumento do volume de negócios com suas ações nos últimos pregões, a Odontoprev informou que estava "participando de processos competitivos" para expandir seus negócios.

Um executivo do BB havia indicado na segunda-feira que o ramo odontológico era alvo de atenção da instituição para completar seu portfólio em seguros de saúde. Procurado pela Reuters na terça-feira e questionado sobre uma eventual aliança com a Odontoprev, o BB informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não confirmava a informação.

A OdontoPrev é líder em seguro odontológico no Brasil, com mais de 4,4 milhões de clientes. O BB não atuava nesse ramo.

Leia mais notícias sobre o Banco do Brasil

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisBancosBB – Banco do BrasilEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasInvestimentos de empresasOdontoprevPar CorretoraSegurosSetor de saúdesetor-financeiro

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões