Negócios

Bayer anuncia demissão de 1,5 mil funcionários

Corte de pessoal e de fábricas reflete queda nas vendas da divisão de agroquímicos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A alemã Bayer anunciou nesta terça-feira (29/8) a demissão de cerca de 1,5 mil funcionários de sua divisão de agroquímicos, que prejudicou o desempenho da companhia no segundo trimestre, nos próximos três anos.

A companhia afirmou que fechará fábricas e cortará empregos especialmente nos Estados Unidos. As medidas devem gerar uma economia anual de 300 milhões de euros (cerca de 383 milhões de dólares). "A principal meta do novo programa de eficiência é encolher, de modo sustentável, a infra-estrutura da empresa e os custos de processos como produção, fornecimento, desenvolvimento e marketing", afirmou a Bayer, em comunicado.

Citando condições difíceis de mercado, a companhia afirmou que as vendas e a rentabilidade da divisão de agroquímicos devem cair neste ano. No segundo trimestre, a receita conseguida pela área caiu 1,6%, para 1,58 bilhão de euros (1,92 bilhão de dólares). As vendas de inseticidas e fungicidas mostraram o pior desempenho, em parte por conta do tempo seco que atingiu a Europa durante a primavera.

No total, a companhia alcançou uma receita de 7,07 bilhões de euros (9 bilhões de dólares) no segundo trimestre, resultado 5,8% superior ao do mesmo período do ano passado. O lucro antes de juros, depreciação, amortização e impostos saltou 11,2%, para 1,34 bilhão de euros (1,7 bilhão de dólares).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

O CEO que ficou milionário comprando empresa que ninguém queria – e vai faturar US$ 25 milhões

Em passo para reestruturação, Starbucks diminui trabalho remoto entre diretores e vice-presidentes 

Esse avô estava procurando um presente para a neta, mas acabou criando um negócio de US$ 500 mil

Pães vendidos no Walmart são retirados dos mercados por conterem substância 'potencialmente fatal'