O Bankia confirmou em um comunicado o alcance de suas perdas (Dominique Faget/AFP)
Da Redação
Publicado em 28 de fevereiro de 2013 às 11h28.
Madri - O banco espanhol nacionalizado Bankia, salvo da quebra depois de ter recebido uma ajuda europeia de 18 bilhões de euros em dezembro, anunciou nesta quinta-feira perdas históricas de 19,193 bilhões de euros em 2012 e de 21,238 bilhões para todo o grupo BFA-Bankia.
O Bankia confirmou em um comunicado o alcance de suas perdas, já anunciadas no dia 28 de novembro durante a apresentação de seu plano de reestruturação, que prevê a supressão de 4.500 empregos (22% de seu quadro atual) e o fechamento de um terço de suas sucursais.
O grupo BFA-Bankia, muito prejudicado pela explosão da bolha imobiliária em 2008, precisou realizar provisões também históricas de 26,845 bilhões de euros depois de ter transferido ativos imobiliários problemáticos no valor de 22,3 bilhões de euros ao Sareb, o "banco mau".
"Temos um balanço saudável, muito solvente e muito, muito líquido. Somos uma entidade tremendamente solvente e tremendamente sólida", reivindicou em uma coletiva de imprensa o presidente do Bankia, Jose Ignacio Goirigolzarri, apesar das amplas perdas.