Negócios

Bancos disputam tesouro de US$100 mi da Samsung

Empresa se prepara para passar o bastão à nova geração em uma reestruturação que pode gerar mais de 100 milhões de dólares apenas em honorários de consultoria


	Samsung: desde 2010, o grupo pagou estimados 167 milhões de dólares em honorários
 (Daniela Barbosa/EXAME.com)

Samsung: desde 2010, o grupo pagou estimados 167 milhões de dólares em honorários (Daniela Barbosa/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2014 às 11h58.

Hong Kong/Seul - Executivos de bancos de investimento estão disputando para receber papéis importantes da família Lee, fundadora do Samsung Group, o maior pagador de honorários da Coreia do Sul, conforme a empresa se prepara para passar o bastão à nova geração em uma reestruturação que pode gerar mais de 100 milhões de dólares apenas em honorários de consultoria.

Bancos de investimentos estrangeiros e sul-coreanos estão levando seus presidente-executivos e melhores negociadores para vender suas propostas por uma fartura de negócios conforme o Samsung Group, que vale 407 bilhões de dólares, desembaraça um império que vai desde eletrônicos a serviços financeiros.

Agora, conforme a reestruturação do grupo se acelera, bancos de investimento sul-coreanos e estrangeiros estão montando grandes equipes, enviando seus presidentes-executivos para marcar presença na sede da Samsung e impulsionando a cobertura de pesquisa do grupo para tentar ganhar trabalhos lucrativos do conglomerado.

"Existem potencialmente centenas de transações que podem ser feitas para simplificar a estrutura do grupo Samsung", disse Shaun Cochran, chefe para a Coreia da CLSA, que publicou um relatório de 178 páginas sobre o grupo em 16 de junho.

Desde 2010, o grupo pagou estimados 167 milhões de dólares em honorários, o maior valor entre corporações da Coreia da Sul e o décimo maior na Ásia exceto Japão, segundo dados da Freeman Consulting. Até o momento no ano, a corporação pagou 21 milhões de dólares em honorários, ante 13 milhões de dólares para 2013 ao todo.

Executivos do setor bancário estimam que a Samsung pode pagar mais de 100 milhões de dólares em honorários nos próximos dois anos.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaEmpresas coreanasSamsungacordos-empresariaisbancos-de-investimento

Mais de Negócios

O novo dono das cápsulas: Nestlé anuncia mudança no comando da Nespresso

Get in the Ring 2025: inscrições abertas para o duelo de startups no ringue

Aço Gerdau está presente na maior rampa de skate do mundo, em Porto Alegre

Quatro empreendedores que provam que um negócio de sucesso pode nascer do fracasso