Negócios

Banco Central russo resgata banco em dificuldades

Ao assumir o controle do Binbank, o BC russo tomará medidas para "reforçar a estabilidade financeira" do banco

O Binbank, oitavo banco russo por ativos, tem mais de 400 agências e 4,7 milhões de clientes particulares (Andrey Rudakov/Bloomberg)

O Binbank, oitavo banco russo por ativos, tem mais de 400 agências e 4,7 milhões de clientes particulares (Andrey Rudakov/Bloomberg)

A

AFP

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 09h43.

Última atualização em 21 de setembro de 2017 às 09h43.

O Banco Central da Rússia anunciou nesta quinta-feira que assumiu o controle do Binbank, o oitavo maior banco do país, que passa por dificuldades financeiras, menos de um mês depois de resgatar outro banco para evitar um efeito dominó no setor.

As medidas destinadas a "reforçar a estabilidade financeira" do Binbank incluem a participação do BC na "qualidade de investidor principal com a utilização de recursos do Fundo de Consolidação do setor bancário", afirma um comunicado.

A decisão inclui várias filiais do grupo, em particular a Rost, outra instituição que passa por dificuldades e foi comprada pelo Binbank.

O Binbank (B&N Bank em inglês), oitavo banco russo por ativos, segundo o BC, tem mais de 400 agências e 4,7 milhões de clientes particulares. É controlado pela família do empresário Mikhail Gutseriev.

O mecanismo de resgate foi inaugurado no fim de agosto com a intervenção no Otkrytie, com uma injeção sem precedentes de bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:BancosRússia

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam