Negócios

BC nomeia comissão de inquérito para o Banco Santos

Comissão terá 120 dias para analisar a situação da instituição financeira presidida por Edemar Cid Ferreira e de sua corretora de valores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 12h07.

A diretoria de Liquidações e Desestatização do Banco Central (BC) nomeou, nesta quarta-feira (24/11), uma comissão de inquérito para avaliar a real situação do Banco Santos e da Santos Corretora de Câmbio e Valores. As instituições estão sob intervenção do BC desde 12 de novembro. A comissão terá 120 dias para a concluir os trabalhos, a partir de hoje. O prazo poderá ser prorrogado por igual período.

José Moretzsohn de Castro presidirá a equipe, composta também por Antônio Pereira da Souza, Sérgio Ferreira da Silva e Leonildo Henrique do Nascimento, que ocuparão postos de relatores da comissão. Sérgio Ricardo Macedo e Maria Aparecida Pereira secretariarão os trabalhos. Todos são funcionários do BC.

Vigésimo primeiro maior banco do país, com 300 agências e cerca de 2 000 clientes, o Banco Santos vem enfrentando problemas desde o ano passado, como o rebaixamento de suas notas por parte das agências de classificação de risco. Os técnicos do BC também afirmam que a instituição registra uma taxa de créditos de liquidação duvidosa muito elevada. Enquanto a média do sistema financeiros do país é de 3,50 reais para cada 100 reais emprestados, o Banco Santos apresenta 43,75 reais para cada 100 de empréstimo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosMercado financeiroBanco CentralBancos quebradosFiscalizaçãoBanco Santos

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife