Negócios

Azul poderá usar equipamento EFB em jatos Embraer

O equipamento de bordo tem por objetivo servir como uma "central eletrônica de informações"

Os EFBs classe II estão instalados em todos os jatos Embraer usados pela Azul (Getty Images)

Os EFBs classe II estão instalados em todos os jatos Embraer usados pela Azul (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 15h33.

São Paulo - A Azul anunciou hoje que recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilização integral do equipamento EFB (Eletronic Flight Bag Class II). Segundo a empresa, ela será a primeira companhia aérea no Brasil a usar o dispositivo.

Ainda de acordo com a Azul, o equipamento de bordo tem por objetivo servir como uma "central eletrônica de informações". Nele, são disponibilizados documentos e manuais eletrônicos, software para cálculos de desempenho, peso e balanceamento, cartas eletrônicas para navegação, além de várias outras funções às operações de voo, dispensando totalmente o uso de documentos impressos, exceto as guias de referência rápida de voo (QRH).

Os EFBs classe II estão instalados em todos os jatos Embraer usados pela Azul e funcionam como um painel adicional do avião. Além dos jatos Embraer, a companhia aguarda a aprovação da ANAC para certificar também a frota dos novos turboélices ATR 72-600, equipados com o mesmo modelo de EFB. Quando aprovado, a companhia deverá passar a utilizar o EFB em toda sua frota, até o final de 2012.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAzulcompanhias-aereasEmbraerEmpresasEmpresas abertasempresas-de-tecnologiaSetor de transporte

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação