Negócios

Avianca investe no mercado exclusivo de transporte de cargas

Companhia vai receber primeira aeronave cargueira para transportar produtos entre Manaus e São Paulo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 1 de abril de 2014 às 16h44.

São Paulo - A Avianca está prestes a estrear em um novo mercado no Brasil: o de transporte exclusivo de cargas.

A companhia vai receber ainda neste mês seu primeiro avião cargueiro e, a partir de junho, o modelo A330, da Airbus, fará pelo menos cinco voos por semana entre São Paulo e Manaus.

Embora faça parte das operações da Avianca Cargo, o A330 será um negócio único dentro da companhia. "É como se estivéssemos investindo em um novo segmento, um novo mercado", afirmou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca, em entrevista à EXAME.com.

Segundo o executivo, até o momento todo o transporte de carga da Avianca Cargo era feito nos porões das aeronaves de passageiros e isso não vai mudar. A diferença é que agora a companhia terá também um aviãosomente para cargas.

Produtos

O A330 vai transportar produtos industriais feitos na Zona Franca de Manaus dos mais diferentes segmentos, que vai de televisões a motocicletas, para São Paulo.

Com capacidade para 70.000 toneladas por viagem, o cargueiro deve transportar cerca de 100.000 toneladas por dia, pois também levará produtos de São Paulo para Manaus.  

Por enquanto, a A Avianca não pensa em fazer novos investimentos em aviões exclusivos para transporte de cargas. "Caso seja necessário, podemos aumentar o número de voos do A330 para atender a demanda", afirmou Gargioni.

Além do A330, a companhia vai receber também sete aeronaves modelo A320, que também devem intensificar as operações da Avianca no país.  Os novos aviões devem gerar um incremento de 30% nas operações cargueira da empresa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasVeículosTransportesAviõesAvianca

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett