Negócios

Auditor da Toshiba reprovará governança da empresa, dizem fontes

Segundo as fontes, a PwC dará uma "opinião qualificada" endossando as finanças da Toshiba na demonstração financeira para o ano encerrado em março

Toshiba: PwC fará uma "avaliação adversa" sobre os controles internos da empresa nos resultados apresentados na quinta-feira (Toru Hanai/Reuters)

Toshiba: PwC fará uma "avaliação adversa" sobre os controles internos da empresa nos resultados apresentados na quinta-feira (Toru Hanai/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 11h06.

Tóquio - O auditor da Toshiba Corp deve aprovar os resultados anuais do conglomerado, mas reprovará a governança corporativa do grupo durante uma série de crises, disseram pessoas com conhecimento direto das discussões nesta terça-feira.

A PricewaterhouseCoopers Aarata LLC dará uma "opinião qualificada" endossando as finanças da Toshiba na demonstração financeira para o ano encerrado em março, disseram duas fontes à Reuters.

Isso acabará com um período de limbo, quando a auditora reteve sua opinião enquanto verificava problemas na falida unidade de engenharia nuclear da Toshiba nos Estados Unidos em dezembro.

Contudo, a PwC fará uma "avaliação adversa" sobre os controles internos da empresa nos resultados apresentados na quinta-feira, disseram eles.

Os investidores temem que uma avaliação adversa possa levar à deslistagem da empresa de 140 anos, o que dificulta sua capacidade de arrecadar dinheiro para o seu negócio dispendioso de chips de memória e prejudicar sua competitividade.

Mas com uma rara decisão dividida, uma fonte disse que eles são da opinião que "a Toshiba pode evitar a deslistagem se mostrar um caminho para melhorar seus controles internos".

O auditor não foi encontrado para comentários fora do horário comercial.

Um porta-voz da Toshiba disse: "Ainda não recebemos a opinião de nossa auditoria. Estamos em negociações com o auditor para enviar a demonstração financeira no prazo".

Acompanhe tudo sobre:AuditoriasEmpresasToshiba

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares